sexta-feira, 7 de maio de 2010

19ª Etapa: Foncebadón - Cuatrovientos (Ponferrada)

Brasão de Santa Colomba de Somoza
(Sede de Ayuntamiento)
Brasão de Ponferrada

19º dia da Aventura! A jornada de hoje, numa manhã que se apresenta fria e com neve nos cumes mais altos, liga Foncebadón a Cuatrovientos, bairro na periferia de Ponferrada, numa extensão de cerca de 32 quilómetros.

Os nosso Peregrinos despedem-se de Foncebadón em direcção ao tecto do Camino Francés, a mítica Cruz de Ferro, situada a 1500 metros de altitude. Este monumento não é mais que uma pequena cruz de ferro colocada no topo de um tosco e desproporcionado tronco. É tradição, de costas para a Cruz, atirar uma pedra para o pequeno monte que entretanto, ao longo dos anos, se erigiu na sua base. Um gesto decalcado daquele feito pelos antigos ceifeiros galegos, quando se deslocavam a Castela para aí trabalhar nas searas, mas também no dos arreiros e pastores transumantes. Junto à Cruz foi erigida em 1982 uma capela consagrada a Santiago Apóstolo.

Dando início à descida do Monte Irago, segue-se o refúgio de Manjarín, o albergue mais peculiar do Camino, onde se chega guiado por sinais de fumo e pelo som de uma sineta, gerido por Tomás Martinez, o hospitaleiro Templário. A jornada prossegue agora para Acebo, a primeira localidade de El Bierzo, num percurso plano, a que se segue descida de forte pendente e muito pedregosa, onde se encontra um monumento de homenagem a Heinrich Krausse, Peregrino alemão que fazia o Camino em bicicleta, que aqui faleceu em 1987, atropelado por um automóvel.

Chega-se depois a Riego de Ambrós, e daí, por uma descida tortuosa a deixar marcas nos músculos, passando junto ao Santuário da Virgen de las Angustias (finais do Séc. XVII) e de atravessando a ponte medieval sobre o rio Meruelo, entra-se em Molinaseca. Um trilho em carrossel conduz a Campo, povoado medieval, onde existe um fonte romana. Já em asfalto segue-se em busca do rio Boeza, para se chegar a Ponferrada, capital de El Bierzo, a última grande cidade antes de se chegar a Santiago. Em 1082 a ponte de madeira sobre o rio Sil foi reforçada com ferro, dando o nome de Pons Ferrata (Ponte Ferrada) à cidade. O Castelo dos Templários, construido sobre um antigo castro e um castelo romano, por estes ampliado e melhorado entre os Séc. XI e XIII, é um dos mais belos exemplos de arquitectura militar em Espanha, dominando a silhueta da cidade. O seu aspecto actual deve-se à grande quantidade de reformas levadas a cabo desde o Séc. XV até aos nossos dias. Atravessando-se Ponferrada chega-se ao bairo de Cuatrovientos, onde a Etapa de hoje termina.


Perfil da 19ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Foncebadón (42º 29' 30,40''N 6º 20' 36,21''W)
Chegada: Cuatrovientos-Ponferrada (42º 33' 34,76''N 6º 37' 25,59''W)
Cota de saída: 1430m
Cota de chegada: 520m
Cota mais elevada: 1500m (Cruz de Ferro - Monte Irago)


Cruz de Ferro e Ermita de Santiago Apostolo

Refúgio de Manjarín

Entrada em El Acebo

El Acebo: Monumento ao Peregrino
alemão Heinrich Krausse

Riego de Ambrós: Igreja de Santa Maria Magdalena

Molinaseca: ponte medieval sobre o rio Meruelo

Campo de Ponferrada: fonte romana

Ponferrada: castelo Templário

Ponferrada: Basilica de la Encina
.
.
texto/infografia: jc
.
fonte bibliográfica: http://www.wikipedia.com
.
fotos daqui:

2 comentários:

  1. OH pessoal!!!!
    Será que vai ser hoje que nos vão mostrar uma foto do PIMPÃO? Sim, porque não deve ser só o CASTRO o barbudo, o PIMPÃO deve estar igual ou pior!!!!
    Pessoal da minha terra com esta pedalada, ainda vêm a caminhar até NISA!!!!
    Boa continuação e FORÇA!!!!
    Beijinhos e saúdades Z.

    ResponderEliminar
  2. Então Pessoal as fotos são simplesmente espectaculares, devagar davagarinho se alcança mais um bocadinho, um grande beijinho para todos e boa continuação que nos por ca continuamos a acompanhar e apoiar

    ResponderEliminar