Caminho Aragonês
(162,5 kms):
1ª:
19-04, Somport - Villanua,
16,5 kms
2ª:
20-04, Villanua – S. Cília de Jaca,
30,4 kms
3ª:
21-04, S. Cília de Jaca – Artieda,
27,1 kms
4ª:
22-04, Artieda – Sanguesa,
27,5 kms
5ª:
23-04, Sanguesa – Monreal, 30
kms
6ª:
24-04, Monreal – Puente la Reina,
30,7 kms
Caminho Francês
(689,5 kms):
7ª:
25-04, P. la Reina – Villamaior de
Monjardin, 31,4 kms
8ª:
26-04, Villamaior de Monjardin – Logroño,
40,3 kms
9ª:
27-04, Logroño – Azofra, 34,8
kms
10ª:
28-04, Azofra – Viloria de Rioja,
29,9 kms
11ª:
29-04, Vil. de Rioja – S. Juan
de Ortega, 32,2 kms
12ª:
30-04, S. Juan de Ortega – Burgos,
27,6 kms
13ª: 01-05, Burgos – Hontanas, 30,6
kms
14ª: 02-05, Hontanas – Frómista, 34,4
kms
15ª: 03-05, Frómista – Calzadilla de la
Cueza, 36,5 kms
16ª: 04-05, C. de la Cueza – Bercianos, 32,5 kms
17ª: 05-05, Bercianos – Mansilla de las Mulas,
26,8 kms
18ª: 06-05, Mansilla de las Mulas – Léon,
20 kms
19ª: 07-05, Léon – S. Martín del Camino,
26,1 kms
20ª: 08-05, S. Martín del Camino – Astorga,
22,8 kms
21ª: 09-05, Astorga – Foncebadón,
26,3 kms
22ª:
10-05, Foncebadón – Ponferrada,
27,4 kms
23ª:
11-05, Ponferrada – Villafranca del
Bierzo, 22,7 kms
24ª:
12-05, Villafranca del Bierzo – O
Cebreiro, 30,5 kms
25ª:
13-05, O Cebreiro – Samos, 29,5
kms
26ª:
14-05, Samos – Portomarin, 34,4
kms
27ª:
15-05, Portomarin – Leboreiro,
33,7 kms
28ª:
16-05, Leboreiro – Santa Irene,
35,6 kms
29ª:
17-05, S. Irene – Santiago de
Compostela, 23,5 kms
Caminho Múxia –
Fisterra (113,7 kms):
30ª:
18-05, Santiago – Vilaserio,
33,8 kms
31ª:
19-05, Vilaserio – Dumbria,
30,6 kms
32ª:
20-05, Dumbria – Múxia, 20 kms
33ª:
21-05, Múxia – Fisterra, 29,3
kms
Total: (33 etapas)
965,7 kms
Notas:
-
Ainda não é totalmente líquido que a 1ª etapa termine em Villanua. É exequível,
isso sem dúvida, e temos muito a ganhar se isso vier a acontecer, pois todas as
etapas seguintes do Caminho Aragonês ficarão substancialmente mais curtas, o
que significa menos esforço e mais tempo de descanso. Contudo vai depender do
nosso timing de chegada a Somport e do tempo que por lá iremos despender. Na
pior das hipóteses, Canfranc-Estación ou Canfranc, poderão ser destinos
alternativos para esta 1ª etapa;
-
A manter-se este alinhamento, será vivamente aconselhável partir de
Villanua bem cedo na manhã seguinte, para depois efectuarmos uma paragem mais
prolongada em Jaca, pela importância que esta localidade tem no contexto do
Caminho Aragonês (já foi capital do reino de Aragão), impondo-se assim uma
paragem para retemperar forças e para uma visita à sua fortaleza e catedral,
após a qual e com o ânimo redobrado, encetaremos a 2ª metade da etapa até S.
Cília de Jaca;
-
Na 2ª etapa (entre Jaca e S. Cília de Jaca) ocorre a variante pelo Mosteiro de
San Juan de la Peña, local de grande interesse histórico e arquitectónico
contudo, e como não há bela sem senão, implica um desvio com um acréscimo de
13,8 km em relação à rota principal. Há que pesar os prós e os contras e,
unanimemente, decidir em conformidade;
-
Ainda na mesma etapa, entre Jaca e Arrés, e como já tive ocasião de referir,
existe alguma escassez de pontos de reabastecimento, pelo que se aconselha
reforçar a mochila de comes&bebes! Entre Jaca e Sanguesa só existe caixa
Multibanco (Telebanco) nestas 2 localidades. Em Puente La Reina de Jaca e Arrés
não existem mercearias onde comprar provisões. Contudo estas informações
carecem de confirmação, pois datam de Setembro de 2010, dadas pelo peregrino
brasileiro Manoel Brasília.
- Na 5ª etapa, entre
Sanguesa e Monreal, ocorre a variante pela Foz de Lumbier. Os guias do Caminho
Aragonês aconselham vivamente seguir por ela, são mais 5 km, mas tem
menos subidas, tem mais sombras e é menos perigoso! Merece também alguma
reflexão!
- Na 6ª etapa, entre Monreal
e Puente La Reina, ocorre o enlace com o Caminho Francês, mais precisamente em
Obanos! É vivamente aconselhada a visita à Ermida de Santa Maria de Eunate!
Entre Monreal e Tiebas não há pontos de reabastecimento a não ser nestas 2
povoações;
- Como já referi noutra
publicação, mas nunca é demais relembrar, na etapa entre Villamayor de
Monjardin e Logroño e uma vez que teremos pela frente 40,3 km, aconselho vivamente
a saída pelo romper da aurora, para chegarmos mais cedo, o que significará mais
tempo para descansar e para desfrutar!
- Na etapa entre Frómista e Calzadilla
de La Cueza, é importante, pelos motivos já referidos, sair bem cedo, descansar
mais tempo e almoçar melhor, em Carrión de Los Condes, para enfrentarmos com
motivação e forças redobradas o troço de autêntica "travessia do deserto"
de 17,2 km até Calzadilla de La Cueza, que apenas tem como ponto de apoio (pelo
menos tinha em 2010) o bar Oásis, ao km 9,2 depois de Carrión de los Condes,
nem água potável havia...!
- Na 33ª etapa, e como em
2010 fizemos Fisterra – Múxia, desta feita e para variar, será Múxia –
Fisterra, pelo que este ano o km 0 fará todo o sentido!
- Uma última, mas não menos
importante, nota para os kms entre etapas: é curioso e ainda não consegui
entender porque é que as distâncias têm diferenças de site para site na
internet. Coloquei aqui aquelas que me pareceram as mais credíveis (após a
consulta de vários sítios da especialidade e com base também na experiência de
2010 no Caminho Francês). Prefiro pecar por excesso do que por defeito,
surpresa por surpresa, que sejam menos kms no terreno e mais no papel
(eheheh…). Contudo estou curioso para ver o resultado depois de confirmar com o
GPS!