segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O(s) nosso(s) Caminhos(s) em 2013: etapas







Caminho Aragonês (162,5 kms):

1ª: 19-04, Somport - Villanua, 16,5 kms
2ª: 20-04, Villanua – S. Cília de Jaca, 30,4 kms
3ª: 21-04, S. Cília de Jaca – Artieda, 27,1 kms
4ª: 22-04, Artieda – Sanguesa, 27,5 kms
5ª: 23-04, Sanguesa – Monreal, 30 kms
6ª: 24-04, Monreal – Puente la Reina, 30,7 kms


Caminho Francês (689,5 kms):

7ª: 25-04, P. la Reina – Villamaior de Monjardin, 31,4 kms
8ª: 26-04, Villamaior de Monjardin – Logroño, 40,3 kms
9ª: 27-04, Logroño – Azofra, 34,8 kms
10ª: 28-04, Azofra – Viloria de Rioja, 29,9 kms
11ª: 29-04, Vil. de Rioja – S. Juan de Ortega, 32,2 kms
12ª: 30-04, S. Juan de Ortega – Burgos, 27,6 kms
13ª: 01-05, Burgos – Hontanas, 30,6 kms
14ª: 02-05, Hontanas – Frómista, 34,4 kms
15ª: 03-05, Frómista – Calzadilla de la Cueza, 36,5 kms
16ª: 04-05, C. de la Cueza – Bercianos, 32,5 kms
17ª: 05-05, Bercianos – Mansilla de las Mulas, 26,8 kms
18ª: 06-05, Mansilla de las Mulas – Léon, 20 kms
19ª: 07-05, Léon – S. Martín del Camino, 26,1 kms
20ª: 08-05, S. Martín del Camino – Astorga, 22,8 kms
21ª: 09-05, Astorga – Foncebadón, 26,3 kms
22ª: 10-05, Foncebadón – Ponferrada, 27,4 kms
23ª: 11-05, Ponferrada – Villafranca del Bierzo, 22,7 kms
24ª: 12-05, Villafranca del Bierzo – O Cebreiro, 30,5 kms
25ª: 13-05, O Cebreiro – Samos, 29,5 kms
26ª: 14-05, Samos – Portomarin, 34,4 kms
27ª: 15-05, Portomarin – Leboreiro, 33,7 kms
28ª: 16-05, Leboreiro – Santa Irene, 35,6 kms
29ª: 17-05, S. Irene – Santiago de Compostela, 23,5 kms


Caminho Múxia – Fisterra (113,7 kms):

30ª: 18-05, Santiago – Vilaserio, 33,8 kms
31ª: 19-05, Vilaserio – Dumbria, 30,6 kms
32ª: 20-05, Dumbria – Múxia, 20 kms
33ª: 21-05, Múxia – Fisterra, 29,3 kms

Total: (33 etapas) 965,7 kms


Notas:

- Ainda não é totalmente líquido que a 1ª etapa termine em Villanua. É exequível, isso sem dúvida, e temos muito a ganhar se isso vier a acontecer, pois todas as etapas seguintes do Caminho Aragonês ficarão substancialmente mais curtas, o que significa menos esforço e mais tempo de descanso. Contudo vai depender do nosso timing de chegada a Somport e do tempo que por lá iremos despender. Na pior das hipóteses, Canfranc-Estación ou Canfranc, poderão ser destinos alternativos para esta 1ª etapa;

- A manter-se este alinhamento, será vivamente aconselhável partir de Villanua bem cedo na manhã seguinte, para depois efectuarmos uma paragem mais prolongada em Jaca, pela importância que esta localidade tem no contexto do Caminho Aragonês (já foi capital do reino de Aragão), impondo-se assim uma paragem para retemperar forças e para uma visita à sua fortaleza e catedral, após a qual e com o ânimo redobrado, encetaremos a 2ª metade da etapa até S. Cília de Jaca;

- Na 2ª etapa (entre Jaca e S. Cília de Jaca) ocorre a variante pelo Mosteiro de San Juan de la Peña, local de grande interesse histórico e arquitectónico  contudo, e como não há bela sem senão, implica um desvio com um acréscimo de 13,8 km em relação à rota principal. Há que pesar os prós e os contras e, unanimemente, decidir em conformidade;

- Ainda na mesma etapa, entre Jaca e Arrés, e como já tive ocasião de referir, existe alguma escassez de pontos de reabastecimento, pelo que se aconselha reforçar a mochila de comes&bebes! Entre Jaca e Sanguesa só existe caixa Multibanco (Telebanco) nestas 2 localidades. Em Puente La Reina de Jaca e Arrés não existem mercearias onde comprar provisões. Contudo estas informações carecem de confirmação, pois datam de Setembro de 2010, dadas pelo peregrino brasileiro Manoel Brasília.

- Na 5ª etapa, entre Sanguesa e Monreal, ocorre a variante pela Foz de Lumbier. Os guias do Caminho Aragonês aconselham vivamente seguir por ela, são mais 5 km, mas tem menos subidas, tem mais sombras e é menos perigoso! Merece também alguma reflexão!

- Na 6ª etapa, entre Monreal e Puente La Reina, ocorre o enlace com o Caminho Francês, mais precisamente em Obanos! É vivamente aconselhada a visita à Ermida de Santa Maria de Eunate! Entre Monreal e Tiebas não há pontos de reabastecimento a não ser nestas 2 povoações;

- Como já referi noutra publicação, mas nunca é demais relembrar, na etapa entre Villamayor de Monjardin e Logroño e uma vez que teremos pela frente 40,3 km, aconselho vivamente a saída pelo romper da aurora, para chegarmos mais cedo, o que significará mais tempo para descansar e para desfrutar!

- Na etapa entre Frómista e Calzadilla de La Cueza, é importante, pelos motivos já referidos, sair bem cedo, descansar mais tempo e almoçar melhor, em Carrión de Los Condes, para enfrentarmos com motivação e forças redobradas o troço de autêntica "travessia do deserto" de 17,2 km até Calzadilla de La Cueza, que apenas tem como ponto de apoio (pelo menos tinha em 2010) o bar Oásis, ao km 9,2 depois de Carrión de los Condes, nem água potável havia...!

- Na 33ª etapa, e como em 2010 fizemos Fisterra – Múxia, desta feita e para variar, será Múxia – Fisterra, pelo que este ano o km 0 fará todo o sentido!

- Uma última, mas não menos importante, nota para os kms entre etapas: é curioso e ainda não consegui entender porque é que as distâncias têm diferenças de site para site na internet. Coloquei aqui aquelas que me pareceram as mais credíveis (após a consulta de vários sítios da especialidade e com base também na experiência de 2010 no Caminho Francês). Prefiro pecar por excesso do que por defeito, surpresa por surpresa, que sejam menos kms no terreno e mais no papel (eheheh…). Contudo estou curioso para ver o resultado depois de confirmar com o GPS!

Mais um treino...com trabalho pelo meio em prol do Caminho!



A manhã prometia, amena e aprazível para a prática de caminhada, mas a partir das 10h00 a chuva voltou após alguns dias de interregno. Tímida de inicio, aos poucos foi vincando a sua presença, até às 3 da tarde, hora em que regressávamos a Nisa com mais 23,8 km na "bagagem", um ensaio de bom nível para novas e grandes travessias que se avizinham no Caminho de Santiago! Hoje foi uma caminhada temperada q.b. com pitadas de Caminho de Santiago, pelo que passa pelo nosso "burgo", que deu para realizar algum trabalho de casa no troço do Porto das Carretas (S.Simão/Pé da Serra) e na variante que se pretende para o Caminho Romano (Ermida de Nossa Senhora da Graça). Medidas, medições, algumas projecções e muitas conclusões! Trabalho duplamente produtivo! Saímos de Nisa muito perto das 08h30 da manhã, pela EM 526, já nas imediações da Ermida de Nossa Senhora da Graça, junto ao Cruzeiro que serve de sentinela às ruínas da Capela de Santiago tomámos o caminho do Porto das Carretas, que paisagem fantástica podem desfrutar os peregrinos, com nova roupagem imposta nalguns pontos pelo corte recente dos eucaliptos! Às 09h30, pouco depois do Monte do Dr. Peliquito breve pausa para retemperar forças. Retomámos a marcha até ao Porto das Carretas, transpusemos a Ribeira de Nisa pelo pontão, seguimos depois até à Vinagra pela PR5 e por este percurso contornamos a encosta da Serra de S. Miguel, subindo pela "Penha das Andorinhas" até entramos de novo na PR para e descer pelo caminho do Monte Cimeiro até ao Pé da Serra, onde pelo meio-dia desfrutámos de um merecido almoço, que levávamos nas mochilas, nas instalações dos Amigos do Pé Serra! Boa gente e muito acolhedora! Com combustível renovado encetámos o caminho de regresso a Nisa pela dita EM 526, via caminho romano da Sra. da Graça!  

Fotos: António Pimpão