terça-feira, 18 de março de 2014

NISA: Exposição ITINERE STELLAE - Caminhos de Santiago


Até 12 de Abril, está patente na Biblioteca Municipal de Nisa a Exposição ITINERE STELLAE - Caminhos de Santiago

A exposição “Itinere Stellae” (itinerário de estrelas) integra trabalhos de mais de 50 artistas galegos e portugueses - entre pintores, escultores, fotógrafos e escritores - que tiveram como motivo inspirador das suas obras o Caminho percorrido pelos peregrinos de Santiago.

A Exposição Itinerante STELLAE foi organizada pela Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa – AAAGP, que contou com a colaboração da Conselleria de Cultura e Turismo e a Direcccion Xeral de Proción e Difusión a Cultura da Galiza. Xúlio Villaverde é o comissário da exposição e a coordenadora em Portugal é Conceição Ruivo.

No contexto da apresentação desta exposição em Nisa, insere-se o projeto de Sinalização e Marcação do Caminho de Santiago na sua passagem pelo concelho de Nisa, implementado pela Câmara Municipal. No âmbito deste projeto que pretende proporcionar uma orientação correta aos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela foram realizados trabalhos de prospeção, de reconhecimento e de limpeza em troços do Caminho e foi feita a sinalização e marcação do percurso.

Nisa integra um dos itinerários portugueses mais antigos até Santiago de Compostela, designado por Caminho Português do Interior, também conhecido como Caminho Português do Leste que tem início em Tavira, no Algarve e entra na Galiza por Chaves, ligando-se ao Caminho Sanabrês (prolongamento da Via da Prata) e seguindo por este até Santiago.

Fonte: site oficial do Municipio de Nisa