segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia de Santiago!


Estava eu a pensar com os meus botões sobre o que haveria de escrever a propósito de assinalar a passagem de mais um Dia de Santiago quando, ao abrir a minha caixa de correio electrónico, me deparei com um email do Amigo Peregrino Ernani Mancia (do Brasil) que tive o prazer de conhecer durante o Caminho Francês em 2010. É essa mensagem que quero partilhar convosco, uma homenagem não só ao Dia que hoje se assinala, mas uma homenagem também a todos os Amigos do Caminho. Aqui fica:



"Meus Irmãos de Caminho:


Um feliz Dia de Santiago a todos! E que possamos um dia caminharmos juntos novamente, se não for neste mundo de transição, que seja então no outro, naquele que uns dizem ser o Paraíso, outros Nirvana, outros chamam Céu, não importa o nome, vamos caminhar juntos com Santiago!


Ultreya e Suseya!


Abraço do irmão peregrino,


Ernani"

Imagem: http://vovomoina.blogspot.com

1º Encontro do Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, do Norte Alentejano e Ribatejano

Decorreu ontem na bonita vila de Marvão o 1º Encontro do Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, do Norte Alentejano e Ribatejano. O programa teve o seu inicio às 13h00 com a recepção aos participantes na Igreja de Santiago. Fez as “honras da casa”, em representação do Grupo de Amigos do Caminho, o Padre Fernando Farinha. Os participantes tiraram a foto de grupo ladeando a imagem do S. Tiago, que fez o favor de “descer” do seu pedestal! Nós, como chegámos mais tarde, já não posamos com o grupo, visitámos a Igreja no final do Encontro. A iniciativa decorreu na Casa de Turismo Rural “Elvira da Silva”, em ambiente muito informal e de muita boa disposição que nos foi logo sendo transmitido pelo Padre Fernando Farinha. Já à mesa do almoço foram feitas as apresentações dos participantes, com uma breve introdução da experiência de cada um no Caminho. Participaram neste Encontro, Amigos do Caminho de Castelo Branco, Nisa, Marvão e Arronches (peço desde já desculpa se me faltar algum…). A “ementa do peregrino” foi de facto um verdadeiro manjar dos deuses, onde não faltou a tarte de Santiago e o “xupito”, que tantas vezes nos aqueceu a alma e o coração durante o Caminho! Aproveito esta oportunidade para agradecer aos proprietários da Casa Elvira da Silva a forma simpática e generosa com que fomos recebidos e pelo acompanhamento durante a visita à Igreja de Santiago. É uma unidade de turismo rural muito recomendável! Voltando ao almoço convívio, este serviu principalmente para partilhar experiências vividas e para lançar novos projectos. Depois do repasto descemos ao R/C onde imbuídos do mesmo ambiente informal e de boa disposição, numa sala decorada a rigor com artefactos alusivos ao Caminho, cada qual contou acontecimentos marcantes no Caminho. De seguida foram apresentados alguns projectos, nomeadamente a sinalização do Caminho de Santiago no concelho de Nisa num troço com cerca de 35 km, que se encontra em fase de projecto e de apresentação de candidatura. O Grupo de Amigos manifestou, não só, a intenção de ajudar no que estivesse ao seu alcance, como também de lançar o repto aos outros municípios que integram esta Associação de Amigos, no sentido de levantarem e sinalizarem, nas suas áreas de jurisdição, a passagem do Caminho de Santiago. Por proposta do Padre Farinha, ficámos de organizar em Nisa em 2012 o 2º Encontro do Grupo de Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, Norte Alentejano e Ribatejano, o qual terá sempre lugar no fim-de-semana mais próximo do dia 25 de Julho, dia de Santiago! Após a troca de contactos, foi entregue, pela organização do Encontro, um diploma de participação e um saquinho com lembranças alusivas ao Caminho e ao Município de Marvão. Seguiram-se as despedidas e o regresso a casa com um até breve!

Foto: António Moroso Fernandes