segunda-feira, 25 de julho de 2011

1º Encontro do Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, do Norte Alentejano e Ribatejano

Decorreu ontem na bonita vila de Marvão o 1º Encontro do Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, do Norte Alentejano e Ribatejano. O programa teve o seu inicio às 13h00 com a recepção aos participantes na Igreja de Santiago. Fez as “honras da casa”, em representação do Grupo de Amigos do Caminho, o Padre Fernando Farinha. Os participantes tiraram a foto de grupo ladeando a imagem do S. Tiago, que fez o favor de “descer” do seu pedestal! Nós, como chegámos mais tarde, já não posamos com o grupo, visitámos a Igreja no final do Encontro. A iniciativa decorreu na Casa de Turismo Rural “Elvira da Silva”, em ambiente muito informal e de muita boa disposição que nos foi logo sendo transmitido pelo Padre Fernando Farinha. Já à mesa do almoço foram feitas as apresentações dos participantes, com uma breve introdução da experiência de cada um no Caminho. Participaram neste Encontro, Amigos do Caminho de Castelo Branco, Nisa, Marvão e Arronches (peço desde já desculpa se me faltar algum…). A “ementa do peregrino” foi de facto um verdadeiro manjar dos deuses, onde não faltou a tarte de Santiago e o “xupito”, que tantas vezes nos aqueceu a alma e o coração durante o Caminho! Aproveito esta oportunidade para agradecer aos proprietários da Casa Elvira da Silva a forma simpática e generosa com que fomos recebidos e pelo acompanhamento durante a visita à Igreja de Santiago. É uma unidade de turismo rural muito recomendável! Voltando ao almoço convívio, este serviu principalmente para partilhar experiências vividas e para lançar novos projectos. Depois do repasto descemos ao R/C onde imbuídos do mesmo ambiente informal e de boa disposição, numa sala decorada a rigor com artefactos alusivos ao Caminho, cada qual contou acontecimentos marcantes no Caminho. De seguida foram apresentados alguns projectos, nomeadamente a sinalização do Caminho de Santiago no concelho de Nisa num troço com cerca de 35 km, que se encontra em fase de projecto e de apresentação de candidatura. O Grupo de Amigos manifestou, não só, a intenção de ajudar no que estivesse ao seu alcance, como também de lançar o repto aos outros municípios que integram esta Associação de Amigos, no sentido de levantarem e sinalizarem, nas suas áreas de jurisdição, a passagem do Caminho de Santiago. Por proposta do Padre Farinha, ficámos de organizar em Nisa em 2012 o 2º Encontro do Grupo de Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, Norte Alentejano e Ribatejano, o qual terá sempre lugar no fim-de-semana mais próximo do dia 25 de Julho, dia de Santiago! Após a troca de contactos, foi entregue, pela organização do Encontro, um diploma de participação e um saquinho com lembranças alusivas ao Caminho e ao Município de Marvão. Seguiram-se as despedidas e o regresso a casa com um até breve!

Foto: António Moroso Fernandes

1 comentário:

  1. Obrigada Amigos!

    Quem já fez o Caminho de Santiago, sabe quão difícil é seleccionar apenas um momento, pois, quase sempre, somos invadidos por mil ideias, emoções e pensamentos tão próprios do Caminho.

    O abraço ao Apóstolo S. Tiago em Marvão, foi um desses momentos; um abraço que só os Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, Norte Alentejano e Ribatejano entenderam e viveram. E que abraço!..

    Hoje, e embora de maneira um pouco diferente, poderemos dizer, igualmente, “como Peregrinos fizemo-nos ao Caminho”, numa caminhada que acreditamos dê frutos.

    E, se no almoço/convívio a simplicidade, a empatia que se cria nestes momentos, o gosto pela “magia” do Caminho deram logo para perceber que a semente era boa; no espaço “o olhar de um peregrino” foram reforçados a simplicidade, o conhecimento, a experiência e aquele brilho inconfundível do olhar de um peregrino, e, que, à semelhança do que acontece no Caminho, até parecia que já nos conhecíamos todos.

    A riqueza dos testemunhos fez-nos reviver momentos únicos, recordar lugares, onde, todos, embora cada um à sua maneira, viveram e sentiram as mais variadas emoções.

    Que este Encontro seja a primeira etapa deste Grupo de Amigos e que o espírito do Caminho seja o selo que nos identificará como eternos Caminheiros e, que, juntos, possamos descobrir que o mais importante do Mundo são as Pessoas, independentemente das suas diferenças, e que, em comunhão com Deus e com a Mãe-Natureza precisamos de pouco, muito pouco mesmo, para sermos felizes.

    Caminhar não é tarefa fácil, mas porque acredito que o ser humano tem uma capacidade enorme de fazer sempre mais e melhor, hoje, muito especialmente, quero agradecer a todos os Amigos que participaram neste Encontro e que com o seu testemunho nos deram força para não desistirmos, antes continuarmos, juntos, esta caminhada.

    Que o Caminho, qual aguarela de mil cores, feito num passo estreito ou largo; lento ou apressado, ou melhor, ao jeito de cada um, nos permita sempre entender que Caminhar não é mais do que um acertar do passo com que vamos caminhando pela Vida; um passo que, no verdadeiro espírito do Caminho, deverá ter desenhado e deixado, em todos os momentos, a forma do nosso coração.
    Rufina Garcia
    25-07-2011

    ResponderEliminar