sábado, 25 de setembro de 2010

Protocolo: Portugal e Espanha juntam-se à Iberdrola para recuperar 33 igrejas românicas


São 4,5 milhões de euros para recuperar 33 igrejas românicas em Portugal e Espanha ao longo dos próximos quatro anos. O protocolo entre a Fundação Iberdrola (mecenas do projecto), Junta de Castela e Leão e Ministério da Cultura através da Direcção Regional de Cultura do Norte foi assinado ontem, em Bragança. Em Portugal, são 18 as igrejas a intervencionar, nos distritos de Porto (seis), Vila Real (sete) e Bragança (cinco), havendo mais 15 em Espanha, sete na província de Zamora e cinco em Salamanca no Plano de Restauro do Româncio do Atlântico. A Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, destacou a “conjugação de esforços que resulta numa parceria transfronteiriça” em defesa do “património cultural comum base indispensável para a afirmação regional” e “um motor de economia local, de afirmação das pequenas empresas de restauro, das profissões tradicionais ligadas a esta área”, muitas das quais “tendem a desaparecer”.Cada parceiro comparticipará o projecto com 1,5 milhões de euros. Para já, vai ser criada uma comissão coordenadora que deverá reunir-se pela primeira vez a 4 de Outubro, em Valladolid. “Este é um protocolo de intenções. Não quer dizer que não possam ser associadas outras igrejas ou mesmo retirada alguma”, explicou ao PÚBLICO Paula Silva, Directora Regional de Cultura do Norte, que chama atenção para a igreja de Castro de Avelãs, em Bragança, com uma intervenção anterior “que permitiu pôr a descoberto o único mosteiro medieval da região de Trás-os-Montes”.Doze dos edifícios vão ser restaurados integralmente. Para os restantes 21 haverá um programa de manutenção, iluminação e controlo. Mas há outras igrejas, como a Sé de Miranda do Douro, que já está incluída na rota das catedrais, ou as de Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo (todas no distrito de Bragança) que estão a ser recuperadas ao abrigo de um outro programa, com a junta de Castela e Leão.Segundo Ignácio Galán, presidente da Iberdrola, o Plano de Restauro do Românico Atlântico vai permitir a criação de uma nova rota do Xacobeo, ou seja, um novo Caminho de Santiago, através do interior Norte de Portugal, “que vai criar riqueza e turismo para a região”. “Uma larga maioria das obras de arte do país é de origem religiosa. Valorizando as igrejas, valoriza-se também a sua componente cultural”, sublinhou o Bispo da diocese de Bragança-Miranda, D. António Montes-Moreira, apontando o “reconhecimento da implantação cultural da Igreja ao longo dos séculos”. As obras devem arrancar no início do próximo ano.

Igrejas a recuperar

Moncorvo: Igreja de Santiago Maio, Mogadouro: Igrejas de Santo André e de Nª Sr.ª da Natividade, Bragança (Castro de Avelãs): Igreja de S. Bento, Amarante (Freixo de Baixo): Igreja do Divino Salvador, Amarante (Gatão): Igreja de S. João Batista, Amarante (Mancelos): Igreja de S. João Batista, S. Tirso (Roriz): Igreja de S. Pedro, Marco de Canaveses (Tabuado): Igreja do Divino Salvador, Chaves (S. Julião de Montenegro): Igreja de S. Julião, Montalegre: Igrejas de S. Vicente Chã e de Santa Maria das Júnias, Chaves (Cimo da Vila de Castanheira): Igreja de S. João Batista, Chaves: Igrejas de S. Sebastião e de Santa Leocádia, Chaves (Outeiro Seco): Igreja de Nª Sr.ª da Azinheira e Boticas: Igreja de Santa Maria da Cova.

Fonte: Público, nº 7476, 23-09-2010, artigo: António Gonçalves Rodrigues

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mais de 7000 visitas!


Em menos de 9 meses online, Campus Stellae: No Caminho de Santiago, ultrapassou a barreira dos 7 mil visitantes! Aqui temos divulgado e continuaremos a divulgar o Caminho de Santiago em geral e as nossas travessias nele realizadas em particular. Em meu nome e em nome dos restantes administradores deste blogue o nosso muito obrigado pelo vossa preferência! Mantenham-se atentos, pois em breve surgirão novidades sobre o regresso ao CAMINHO!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Jantar de Confraternização






















Decorreu no dia 24 do mês de Agosto, no restaurante “Flor do Alentejo” em Nisa, um jantar de confraternização que juntou os 4 caminheiros que percorreram, entre Abril e Maio de 2010, o Caminho Francês de Santiago de Compostela. Neste repasto convívio marcaram também presença os respectivos familiares. Foi um serão de salutar confraternização que serviu, entre outras coisas, para por a conversa em dia, matar saudades do CAMINHO e recordar as muitas histórias, os Amigos e os lugares vividos durante a inolvidável travessia desta ancestral Rota. Aqui ficam as fotografias do evento, com os votos de que os 4 aventureiros se possam reencontrar num futuro próximo a trilhar de novo o CAMINHO!

Fotos: António Delfino