sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Albergue de Pontecesures


Estimados peregrinos:

Informamos que, por motivos de obras que se irão realizar para melhoria das nossas instalações, o Albergue de Pontecesures (Caminho Português), estará fechado entre os dias 18 de Fevereiro e 8 de Março de 2013.

Pedimos desculpa pelo incómodo
Com os melhores cumprimentos,
S.A. de XESTIÓN do PLAN XACOBEO


Fonte: http://camino.xacobeo.es/comunidad-peregrinos/foro/albergue-de-pontecesures 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sinalização e marcação do Caminho de Santiago no concelho de Nisa


                                         Fonte da Feteira (Alpalhão), antes e após o restauro





O Setor de Atividades Desportivas e Lazer da Câmara Municipal de Nisa está a implementar o projeto de Sinalização e Marcação do Caminho de Santiago na sua passagem pelo concelho de Nisa. O principal objetivo deste projeto é a correta orientação dos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela, mas tem outros objetivos transversais, como a definição de etapas que contemplem a pernoita de peregrinos tanto em Alpalhão como em Nisa, contribuindo desta forma para a sustentabilidade do comércio local designadamente nas vertentes da restauração e da hotelaria.

Foram realizados trabalhos de prospeção, de reconhecimento e de limpeza em troços do Caminho e está em curso a sinalização e marcação do percurso. O projeto assume relevância, numa altura em que, tanto a sul como a norte do Tejo, os municípios que integram este itinerário se estão a mobilizar no sentido de procederem ao seu levantamento e sinalização.

Nisa integra um dos itinerários portugueses mais antigos até Santiago de Compostela, designado por Caminho Português do Interior, também conhecido como Caminho Português do Leste. Têm o seu início em Tavira, no Algarve e entra na Galiza por Chaves, ligando-se ao Caminho Sanabrês (prolongamento da Via da Prata) e seguindo por este até Santiago.

Existem diversas referências iconográficas, toponímicas a Santiago no concelho de Nisa. Na obra “Vias Portuguesas de Peregrinação a Santiago de Compostela na Idade Média” de Humberto Baquero Moreno, é referido um documento que se encontra na Torre do Tombo [Chancelaria de D. Afonso V, livro 15, folha 45 v.], onde é relatado um episódio ocorrido em 1455, envolvendo um casal de peregrinos alemães que se dirigiam a Santiago da Galiza e que apresentaram ao Juiz da Vila de Nisa, a queixa de terem sido assaltados por três vaqueiros no caminho entre Castelo de Vide e Nisa.

O Caminho Português do Interior entra no concelho de Nisa, junto às passadeiras da Ribeira de Sor, na confluência das freguesias de Vale do Peso (Crato) e de Alpalhão (Nisa), estende-se por cerca de 35 km até alcançar a ponte sobre o rio Tejo (Vila Velha de Ródão). Atravessa as freguesias de Alpalhão, Espirito Santo, Nossa Senhora da Graça, S. Simão e Santana e as localidades de Alpalhão, Nisa e Pé da Serra.

A sinalização deste itinerário contempla três fases distintas: – Sinalização e marcação com setas amarelas e a vieira de Santiago, que nalguns troços comporta também a colocação de postes de madeira e marcos em cimento (sinalética convencionada para a orientação dos peregrinos); – Colocação de sinalética complementar: placas direcionais urbanas, leitores de paisagem ou painéis indicativos; – Formalização de proposta à Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, no sentido de homologar este itinerário como um percurso de Grande Rota.

Fonte: www.cm-nisa.pt 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Excelente ensaio para os Caminhos de 2013!

                                         Marco divisório das freguesias de S.Matias e de Arez

                                         Pontão sobre o Figueiró (Monte Claro/Arez)
                                         Pormenor do tabuleiro do pontão
                                         Vereada da Sardinheira
                                         Capela de S. António/Nisa (Caminho de Santiago)
                                         Cruzeiro na Capela de S. António

Aproximam-se a passos largos as datas de inicio dos Caminhos que iremos trilhar em 2013, pelo que está também na altura de intensificar a preparação física e mental para os próximos desafios que se avizinham. Vai daí e aceitei o repto do António Pimpão para, em pleno domingo gordo qual Carnaval qual quê, empreendermos uma jornada de longa e frutífera caminhada pelos aliciantes trilhos e caminhos do concelho de Nisa. Foram cerca de 35 km de muita motivação e energia, palmilhados entre as 08h00 da manhã e as 04h30 da tarde, com uma temperatura muito boa para a prática pedestrianista, pese embora algum chuvisco na parte final, que não foi mau de todo, pois serviu para antecipar prováveis cenários no Caminho de Santiago. Intercalando terra batida com asfalto, saímos de Nisa em direcção ao Vale Cardoso e nas proximidades do Monte Branco, flectimos para a direita rumo à estrada que liga ao Monte Claro. Depois desta povoação seguimos pelo antigo caminho de ligação a Arez, com passagem pelo antigo marco divisório das 2 freguesias. No pontão sobre o Figueiró, excelente exemplar do nosso património edificado, aproveitámos para retemperar forças! Retomámos a marcha até ao Monte do Valongo e deste até Arez onde realizámos uma pausa maior para almoçar. Após o conforto do estômago reiniciámos a jornada por caminho até ao Monte do Zorro, depois um pouco mais de asfalto pela estrada de Nisa/Tolosa e logo após de novo caminho em direcção à Vereda da Sardinheira,Vale da Cuba e Barroca do Salgueiro. Terminámos com chave de ouro, se assim se pode dizer, pois troço final que percorremos da antiga calçada do Santo António, passadeiras do Figueiró e Capela do dito Santo, faz parte do itinerário do Caminho de Santiago no concelho de Nisa. Uma derradeira pausa na Capela do Santo António, para nos abrigarmos um pouco da chuva e para beber água! Terminámos com o sentimento de missão cumprida e comprida! Temos a noção que é preciso recomeçar a ganhar rotinas em relação ao Caminho e estamos no timming perfeito para isso. Logo, logo começa a ir também a mochila com todo o equipamento, assim como as botas. Todos os ensaios são poucos para reduzir ao mínimo possível eventuais contratempos durante o Caminho! Terça-feira de Carnaval há mais, boas caminhadas a todos e Bom Caminho a quem se encontre em peregrinação!

Fotos: António Pimpão