segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

E o Caminho depois do Caminho...?


Confesso que ando há bastante tempo, há tempo demais talvez, para ver se consigo arranjar alento e motivação para escrever algumas linhas sobre esta temática. Confesso igualmente que, até o amigo Acácio (do Refugio Acácio&Orietta) ter partilhado comigo (e com os meus companheiros de jornada), a sua sábia opinião sobre este assunto, achava eu que era um problema só meu, a integração na designada vida real após o regresso da longa peregrinação, o Caminho depois do Caminho! Foi no saudoso dia 28 de Abril de 2013 que tivemos o previlégio (entretanto vindos do Caminho Aragonês) de ficarmos alojados no acolhedor Refugio do simpático casal Acácio&Orietta, em Viloria de Rioja, já no Caminho Francês!
 
Durante a amena tertúlia que encetámos durante a tarde, o Acácio lançou para o centro da conversa, precisamente, esse terrível sentimento que assola o peregrino depois da travessia, um sentimento de imenso vazio (acho que foi mais ou menos desta maneira que me senti da primeira vez que terminei o Caminho...sensação que se vem repetindo...pelo menos no fim dos Caminhos mais longos...), sentimento sobre o qual há tanto para dizer e muito pouco se tem falado ou escrito! Foi, no essencial, isto que depreendemos das palavras do amigo Acácio, que existe muita informação sobre a preparação para o Caminho, mas muito pouco ou quase nada (pelo menos que eu conheça...) sobre a (re)integração do peregrino após a peregrinação! Pelo que percebi da abordagem do Acácio a este assunto, ele próprio através do seu papel no Refugio, falou com peregrinos sobre esta temática, numa tentativa de conforto de espirito, diria eu! Acho que este seria um muito bom exemplo a seguir por todas as entidades/associações que se dedicam ao Caminho, de entre outras valências, proporcionar a todos os peregrinos, através de um forum, a partilha de sentimentos e de experiências do pós-Caminho, facultando-lhes, por conseguinte, a respetiva orientação.
 
Quantos de nós não sentimos já, associada aquele sentimento de imenso vazio interior, aquela vontade incontrolável de contar a todos, familiares e amigos, a nossa experiência...! Talvez seja esta nostalgia,-qual sentimento de perda-, que faça com que queiramos, de forma quase avassaladora, regressar de novo ao Caminho (pelo menos comigo tem tido esse efeito...), é viciante e contagiante...! Portanto em jeito de desafio, deixo o repto para que as entidades/associações da especialidade se debrucem sobre o assunto em apreço, acho que será uma mais valia para todos os peregrinos e futuros peregrinos! Entretanto e porque não consigo estar muito tempo ausente (lá está o tal sentimento de vazio, da falta de algo...) já me encontro a preparar e a programar os próximos Caminhos...é incontornável...não há volta a dar-lhe...!

Foto de Manuel Correia (Finisterra, Galiza, o fim do Caminho)