terça-feira, 31 de julho de 2012

A propósito do II Encontro: mensagem de Maria Emilia Costa!


"Meu Caminho é por mim fora, até chegar ao fim de mim e encontrar-me com Deus."
(Sebastião da Gama )

Caros amigos Peregrinos

Tive  o privilégio de conviver convosco no passado sábado dia 28 de Julho de 2012, no II Encontro dos Amigos do Caminho de Santiago. Quero expressar o meu agradecimento a todos os organizadores, peregrinos de Nisa e Pé da Serra e a todos os participantes que como eu puderam sentir que quando caminhamos juntos como irmãos, caminhamos com Deus. E quando estamos com Deus, nunca estamos sós. O meu Bem hajam.

Saudações Peregrinas e até ao próximo Encontro em Arronches.
M.Emília Costa

Foto de António Pimpão

A propósito do II Encontro: mensagem de Rufina Garcia!


Obrigado Amigos !

Há um ano participámos, em Marvão, no I Encontro dos Amigos do Caminho da Beira Baixa, Norte Alentejano e Ribatejano, hoje, foi a vez dos Peregrinos do Caminho da vila de Nisa organizarem o II Encontro e nos receberem de forma francamente fantástica.

Foi um dia em que pudemos rever e conhecer novos Amigos. Parabéns pela Exposição que tão bem documenta os momentos vividos pelo...s Peregrinos e que deixou em todos uma vontade enorme de voltar ou de começar o Caminho.

Em jeito de boas vindas, seguiu-se uma prova de vinhos, produção do Senhor Joaquim Figueiredo que nos acolheu como Amigos num lugar espectacular, onde uma mesa recheada de belos pitéus alentejanos nos aguardava e nos deliciou.

Foi um momento de confraternização que nos permitiu trocar impressões e falar de algumas histórias do Caminho. Só assim se explica que a hora do almoço tenha chegado rapidamente sem darmos pelo tempo ali passado.

Lá fomos, caminhando pelas ruas de Nisa até ao local onde seria servido o almoço. Não sei quais foram os pensamentos dos outros Amigos, acreditem, quando entrei naquele espaço, lembrei-me do Caminho e daqueles momentos em que a paragem para as refeições era inevitável e nos juntávamos a outros Peregrinos com quem, ao longo do Caminho tinhamos trocado aquela frase que tanto nos adoça a alma "BOM CAMINHO!"

Gostei da Ementa do Peregrino, a lembrar o Caminho, num modo tão familiar, a fazer-nos sentir em casa, e, mais uma vez num espaço que nos serviu de um modo bem simpático e, onde até os 2 cachorros partilharam connosco a sua meiguice e os seus mimos.

E, porque ainda havia mais lugares para descobrir, terminado o almoço, os responsáveis deste Encontro entregaram uma tshirt e alguma documentação da região cedidas pela Câmara Municipal de Nisa.

Também a organização ofereceu a todos um certificado de participação Mas os presentes não ficaram por aqui, pois os nossos Amigos de Nisa surpreenderam-nos com uma placa de xisto da região com a inconfundível seta amarela do Caminho desenhada por eles - parabéns pela originalidade!

Acompanhados destas prendas, dirigimo-nos para o Museu, a funcionar no edifício da antiga cadeia, onde a funcionária nos recebeu muito amavelmente e nos proporcionou uma visita guiada áquele espaço recuperado e que muito dignifica os artistas da zona, quer a nível dos bordados, quer da olaria; esta visita foi a cereja no topo do bolo. Obrigado!

Contudo, alguns poderão perguntar, afinal, onde e em que momento, encontrámos S. Tiago? Meus Amigos, não poderei falar por todos, mas, muito sinceramente, neste II Encontro, quanto a mim, não faltou o abraço a S. Tiago, pois, tal como acontece no Caminho, existem mil formas de caminhar e de abraçar e, quase sempre invisíveis ao nosso olhar.

Assim, o abraço de hoje a S. Tiago foi dado, sem dúvida, com um novo olhar, com um novo coração, na certeza de uma maior disponíbilidade para amar, para escutar e para caminhar.

Amigos, Obrigado por mais uma vez terem percorrido comigo uma nova etapa do Caminho!

Saudações Peregrinas.
Rufina Garcia
 
Foto de António Pimpão

segunda-feira, 30 de julho de 2012

II Encontro dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, Norte Alentejano e Ribatejano











Decorreu em Nisa, no passado sábado, dia 28 de Julho de 2012, o II Encontro dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, Norte Alentejano e Ribatejano! Participaram 25 peregrinos e amigos do Caminho que ao longo de uma jornada puderam desfrutar de um variado programa! A concentração dos participantes ocorreu às 10h30 da manhã, com o ponto de encontro marcado para a Biblioteca Municipal de Nisa, onde teve lugar uma visita à exposição documental "Peregrinos de Nisa nos Caminhos de Santiago", que compila e ilustra momentos marcantes, experiências e vivências de um grupo de peregrinos e de "bicigrinos" nisenses em diversas peregrinações realizadas até Santiago de Compostela, Finisterra e Múxia. Esta exposição integra fotografias, documentos, testemunhos da passagem por diversos locais, utensílios e equipamentos destes peregrinos e "bicigrinos". O programa continuou pouco depois das 11h30 com uma visita guiada à Adega Regional Terras de Nisa, onde o seu anfitrião e proprietário da mesma conduziu os participantes por uma pequena visita guiada, onde explicou todo o processo de feitura do vinho, desde a colheita da uva até à entrada, do precioso néctar, nas garrafas! De seguida e no mesmo local decorreu uma prova de vinhos "Terras de Nisa", de queijo de Nisa e de enchidos regionais em jeito de entrada para o almoço que se avizinhava! Às 13h00 teve lugar, no antigo Café da Devesa, um almoço peregrino onde não faltou o Caldo Galego e o bom vinho de Nisa! Durante o repasto foi projectada uma sinopse fotográfica com os principais momentos das peregrinações realizadas, em 2010, 2011 e 2012, por alguns peregrinos do Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago! Durante e após o almoço houve tempo também para muita partilha e troca de experiências e para o lançamento de novas peregrinações! A anteceder a foto de grupo da praxe, decorreram algumas intervenções dos responsáveis pela organização do II Encontro e pela Direcção do Secretariado da Mobilidade Humana. Após a entrega de lembranças, o Encontro encerrou com uma visita à exposição "Centro de Artesanato de Nisa: o sonho, o projecto e a realidade!", patente no Núcleo Central do Museu do Bordado e do Barro, muito bem enquadrada pela técnica responsável pelo Museu, Carla Calado. A organização deste II Encontro agradece encarecidamente todo o apoio e colaboração do Municipio de Nisa, dos técnicos da Biblioteca Municipal e do Museu, da Adega Regional Terras de Nisa, na pessoa do Sr. Joaquim Figueiredo Reizinho, do José Carlos Monteiro, do João Maria Manso, do Sr. José Maria Manso e uma palavra também de apreço e de agradecimento à Direcção do Secretariado da Mobilidade Humana pela confiança depositada no grupo de peregrinos de Nisa para a organização deste II Encontro! Fica, desde já, a informação que a III edição deste evento decorrerá, em principio, a 27 de Julho de 2013 em Arronches!

Fotos: António Pimpão