terça-feira, 31 de julho de 2012

A propósito do II Encontro: mensagem de Rufina Garcia!


Obrigado Amigos !

Há um ano participámos, em Marvão, no I Encontro dos Amigos do Caminho da Beira Baixa, Norte Alentejano e Ribatejano, hoje, foi a vez dos Peregrinos do Caminho da vila de Nisa organizarem o II Encontro e nos receberem de forma francamente fantástica.

Foi um dia em que pudemos rever e conhecer novos Amigos. Parabéns pela Exposição que tão bem documenta os momentos vividos pelo...s Peregrinos e que deixou em todos uma vontade enorme de voltar ou de começar o Caminho.

Em jeito de boas vindas, seguiu-se uma prova de vinhos, produção do Senhor Joaquim Figueiredo que nos acolheu como Amigos num lugar espectacular, onde uma mesa recheada de belos pitéus alentejanos nos aguardava e nos deliciou.

Foi um momento de confraternização que nos permitiu trocar impressões e falar de algumas histórias do Caminho. Só assim se explica que a hora do almoço tenha chegado rapidamente sem darmos pelo tempo ali passado.

Lá fomos, caminhando pelas ruas de Nisa até ao local onde seria servido o almoço. Não sei quais foram os pensamentos dos outros Amigos, acreditem, quando entrei naquele espaço, lembrei-me do Caminho e daqueles momentos em que a paragem para as refeições era inevitável e nos juntávamos a outros Peregrinos com quem, ao longo do Caminho tinhamos trocado aquela frase que tanto nos adoça a alma "BOM CAMINHO!"

Gostei da Ementa do Peregrino, a lembrar o Caminho, num modo tão familiar, a fazer-nos sentir em casa, e, mais uma vez num espaço que nos serviu de um modo bem simpático e, onde até os 2 cachorros partilharam connosco a sua meiguice e os seus mimos.

E, porque ainda havia mais lugares para descobrir, terminado o almoço, os responsáveis deste Encontro entregaram uma tshirt e alguma documentação da região cedidas pela Câmara Municipal de Nisa.

Também a organização ofereceu a todos um certificado de participação Mas os presentes não ficaram por aqui, pois os nossos Amigos de Nisa surpreenderam-nos com uma placa de xisto da região com a inconfundível seta amarela do Caminho desenhada por eles - parabéns pela originalidade!

Acompanhados destas prendas, dirigimo-nos para o Museu, a funcionar no edifício da antiga cadeia, onde a funcionária nos recebeu muito amavelmente e nos proporcionou uma visita guiada áquele espaço recuperado e que muito dignifica os artistas da zona, quer a nível dos bordados, quer da olaria; esta visita foi a cereja no topo do bolo. Obrigado!

Contudo, alguns poderão perguntar, afinal, onde e em que momento, encontrámos S. Tiago? Meus Amigos, não poderei falar por todos, mas, muito sinceramente, neste II Encontro, quanto a mim, não faltou o abraço a S. Tiago, pois, tal como acontece no Caminho, existem mil formas de caminhar e de abraçar e, quase sempre invisíveis ao nosso olhar.

Assim, o abraço de hoje a S. Tiago foi dado, sem dúvida, com um novo olhar, com um novo coração, na certeza de uma maior disponíbilidade para amar, para escutar e para caminhar.

Amigos, Obrigado por mais uma vez terem percorrido comigo uma nova etapa do Caminho!

Saudações Peregrinas.
Rufina Garcia
 
Foto de António Pimpão

Sem comentários:

Enviar um comentário