sábado, 17 de abril de 2010

A segunda partida.



Esta manhã, cerca das 11:30, teve finalmente lugar a segunda partida.  Sim, a segunda, porque a primeira foi espiritual, há muito ocorrida, a decisão de percorrer o Caminho e os caminhos interiores de cada um, e a terceira será dia 19, em Saint-Jean Pied-de-Port, o verdadeiro início do desafio.

Reuniram-se na despedida e na emoção amigos e familiares,  num desejo comum de boa viagem e de boa aventura. E com o Sérgio, o Rosalino e o Pimpão, a que se juntará em França o Delfino, foi também um bocadinho de cada um de nós, do nosso íntimo, dos nossos sonhos.

Estaremos com eles no início e no final de cada etapa, nos dias bons e nos dias maus, nos momentos de triunfo e nos de dúvida, porque estarão sempre no nosso pensamento e nas nossas orações.

Boa viagem companheiros!
.
texto/imagens: jc

sexta-feira, 16 de abril de 2010

3,2,1 PARTIDA!

"...Caminhante, as tuas pegadas
São o caminho e nada mais;
caminhante não há caminho,
O caminho faz-se ao andar.
Ao andar faz-se o caminho
E ao olhar-se para atrás,
Vê-se a senda que jamais,
Se há-de voltar a pisar.
Caminhante não há caminho,
Somente sulcos no mar."


António Machado (1875-1939)



Olho para o contador do tempo aqui do lado direito e constato que estamos a menos de 4 horas da nossa partida!
Ainda me lembro que quando o Zé Carlos nos criou este espaço, a primeira vez que olhei para o contador até me ri de faltarem tantas dezenas de dias ainda para a partida.
Durante todo este tempo, foi minha intenção colocar aqui alguns post úteis para o caminho, felizmente não foi necessário, já que o Sérgio se encarregou e bem deste aspecto, conseguindo ao mesmo tempo, informar, aconselhar e transmitir um pouco do que me vai também na alma.
Em jeito de balanço e a curto espaço da partida, não poderia deixar de fazer daqui um agradecimento público, sem particularizar muito, a todos os que nos apoiaram, tanto através de simples palavras , como de actos concretos, associando-se de alguma forma a nós neste projecto.
Ao contrário do que o Sérgio escreveu no post abaixo, sinto-me muito calmo e sereno, tenho dormido bem e apenas me tem despertado alguma "preocupação" as condições meteorológicas que se adivinham adversas para este nosso inicio de Caminho.
Vou iniciar algo que me está a fazer muita falta, neste momento estou a precisar de espaço, de evasão, e, embora a nível pessoal tudo esteja pelo melhor, a outros níveis as coisas não estão assim tão claras e estes dias de "reflexão" vão com toda a certeza trazer-me a tranquilidade e clarividência necessárias para escolher o melhor "caminho" para a abordagem deste e doutros tipos de obstáculos que a vida e as pessoas nos vão colocando na frente.
Espero e creio que o Caminho me ajudará a reflectir sobre aspectos da vida que muitas vezes descuramos devido às pressões e rotinas diárias.
Os obstáculos geográficos, meteorológicos e de índole fisica que irão surgir e que de alguma forma esperamos ultrapassar, irão trazer-nos ensinamentos que se estenderão com toda a certeza à forma como iremos enfrentar no futuro, situações adversas no nosso quotidiano normal.
Tenho a espectactiva que o Caminho me traga esses ensinamentos.
No fundo, o que espero sinceramente quando regressar daqui a 30 dias é trazer ensinamentos que me permitam discernir "quem e o que interessa, quem e o que nunca interessou e não interessa mais e quem e o que vai interessar, descobrindo em consequência o porquê de algumas pessoas e coisas que fazem já parte do meu passado, não estarem nem fazerem doravante parte do meu futuro".
Para os meus familiares que adoro e amo um agradecimento muito especial...
Para os meus amigos...
Para todos...

Muito obrigado!
Ultreya et Suseya!

Texto e foto:António Pimpão

E enfim amanhã o dia da partida!


E pronto! Aí está, vinda de repente não sei bem de onde, surge esta véspera de ansiedade que nos separa do dia em que faremos a ligação até a uma das vias mais míticas para "Campus Stellae"! Mochila às costas e ala que se faz tarde! Ordem para estarmos no local da partida às 11h15, mas talvez só por volta das 12h00 deixaremos para trás a incontornável Torre do Relógio! Parece que foi há tanto tempo que confiámos a Santiago Maior esta nossa missão e no entanto aqui estamos nós em vésperas de tão inolvidável desafio, impávidos, mas nem por isso muito serenos, não porque não estejamos confiantes (isso estamos, pela certa e por tudo o que temos feito nesta senda...), mas talvez um pouco inquietos por tudo o que vamos deixar na rectaguarda! E não quero deixar passar esta oportunidade em branco, porque é chegada a hora, para a última e mais importante palavra de agradecimento e muito apreço para a minha família, muito em especial, para a minha esposa Graça e para as minhas filhas Lara e Bárbara pela força e motivação que sempre me deram para fazer desta travessia uma REALIDADE , para elas TUDO de bom pelo tão pouco que às vezes lhes tenho dado!

Finalmente aos meus COMPANHEIROS do CAMINHO: ao António Delfino que numa boa hora entre nestas andanças e benvindo seja à rota para Campus Stellae! Ao Castro que nunca perca a motivação para continuarmos sempre CAMINHANDO seja lá para onde a jornada nos levar! Ao Pimpão por manter sempre a sua chama acesa e que em determinado momento iluminou de novo o meu Caminho!

Partimos com o nosso estado de espírito em alta e se há palavras ou discurso que traduzam a nossa motivação, essas são concerteza as de João Garcia - um exemplo de humildade, força e determinação - quando em certa altura disse "Não está escrito em lado nenhum que eu vou ter de fazer estas coisas: para mim, têm de fazer sentido. E o que é que faz sentido? Desafios aliciantes. As tarefas fáceis não me seduzem!"

Texto: Sérgio Cebola
Foto: Caminho de Santiago, Via da Prata, Mosteiro de Oseira
Autoria: António Pimpão

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Os Colaboradores do "nosso" Caminho (III)


À semelhança do que temos feito relativamente aos anteriores colaboradores da nossa travessia do Caminho Real Francês de Santiago de Compostela, sejam eles a titulo colectivo ou individual, não poderia deixar de, em meu nome e em nome dos meus companheiros de Caminho, agradecer de igual modo o contributo das seguintes entidades e pessoas: Terras de Nisa, na pessoa do amigo Joaquim Figueiredo Reizinho, aos amigos José Carlos Monteiro, António Parreira Dinis, Miguel Patrocinio, João Maria Manso, João Manuel Maurício e ao David (Restaurante Sabores do Alentejo). Um agradecimento muito especial ao companheiro de memoráveis jornadas António Moroso pela força que nos deu para o CAMINHO, quer como seguidor deste blogue, quer através de contacto pessoal efectuado no dia de hoje, para ele também tudo de bom!Uma palavra também de apreço a todos os que tem visitado e comentado este blogue! Estamos em crer que com o apoio de todos, conseguiremos unir esforços para chegar a bom porto! Caminhando lá chegaremos!
Ultreya et Suseya!
Sérgio Cebola