quarta-feira, 17 de abril de 2013

A poucas horas do arranque para o Puerto de Somport, via Bayonne!



Dando seguimento ao "caminho" já aberto ontem pelo nosso amigo Alexandre Bittar, estamos a poucas horas do arranque rumo ao Puerto de Somport para darmos inicio à travessia da rota aragonesa até Santiago, Múxia e Finisterra! Vamos por partes: amanhã às 06h00 da manhã, eu eo Leonel viajaremos de carro (cortesia de última hora dos tios de Leonel que nos levam de boleia...) até Bayonne, no sul de França, ode prevemos chegar por volta das 16h00 (hora local). O António Delfino viajará, ao nosso encontro, desde Tours (no centro de França), chegará à Gare de Bayonne por volta das 24h00! Vamos ficar comodamente alojados no Hotel Monte Carlo (com vista previligiada para a gare...), no dia 19 pelas 06h03 da manhã partiremos de combóio até Oloron-Sainte-Marie (via Pau), depois de autocarro concluiremos a ligação a Somport, onde contamos chegar pelas 09h43, aqui sim ao encontro do Alexandre (que deverá chegar meia hora antes de nós). Finalmente o grupo completo! Vamos aproveitar a manhã para fazer uma visita de reconhecimento por Somport, ver as vistas, tirar as fotos da praxe junto ao marco de inicio do Caminho, carimbar as credenciais, fazer uma refeição volante e logo após a hora de almoço dar inicio à peregrinação, até Villanua (16,5 km), pensamos que será uma etapa ligeira, pacifica e exequível, pese embora as mais recentes previsões metereológicas apontarem alguns chuviscos misturados com neve para esse dia, mas nada que ponha em causa os nossos planos! Como já devem ter reparado na foto de topo, temos um 5º elemento, - nosso companheiro Rosalino Castro -, que se prepara para fazer, também em solitário, o Caminho do Norte, parte amanhã ao final do dia para Irun, onde chegará por volta do meio-dia  de 6ª feira (19), fazendo ainda nesse dia uma pequena etapa! Três apontamentos finais: um profundo agradecimento (uma vez mais) às nossas famílias que já há muito compreenderam o quanto nós necessitamos do Caminho para por a sanidade mental em dia! Um agradecimento a todos os nossos amigos que virtual ou pessoalmente nós tem endereçado votos de força e de motivação e "last but not least", quero fazer uma prece muito particular a Santiago Maior e a todos os druidas do Caminho, para que nos conduzam em segurança até Campus Stellae e Finisterrae!

Ultreya et Suseya!

Foto 1 de António Delfino

terça-feira, 16 de abril de 2013

Caminho Aragonês: Alexandre Bittar dá inicio ao prólogo da rota aragonesa, viajando já esta noite de S. Paulo para Pamplona!


Chegou, finalmente, a semana pela qual tanto aguardámos ao longo de quase um ano de preparação e progamação para a rota aragonesa a Santiago de Compostela! Em jeito de prólogo do nosso próximo Caminho, entre o dia de hoje e a próxima 5ª feira, iniciaremos as nossas viagens de ligação ao Puerto de Somport nos Pirinéus ou Mont de Aspe, como é também designado pelos franceses! O nosso companheiro e amigo peregrino Alexandre Bittar será quem vai ter a honra de abrir o ativo neste prólogo, viajando já esta noite desde S.Paulo até Pamplona, onde chegará amanhã de manhã pelas 10h00 (hora local). Passará o dia 17 de Abril em Pamplona e o dia 18 em Jaca! No dia 19 ao inicio da manhã viajará de autocarro até Somport, onde conta chegar pouco depois das 09h00 e onde aguardará por nós, que lá contamos chegar cerca de meia hora depois! Ao meu grande amigo e irmão peregrino desejo uma boa viagem, que Santiago o acompanhe! Logo, logo estaremos juntos!