quarta-feira, 5 de maio de 2010

17ª Etapa: Villadangos del Páramo - Astorga

Brasão de Villadangos del Páramo

Brasão de Astorga

17º dia da Aventura. Cerca de 29 quilómetros separam hoje o início da Etapa, em Villadangos del Páramo, do seu final, em Astorga, num percurso sempre acima da cota 850, num dia que se apresenta com temperaturas a rondar, pela manhã, os 0ºC.

Saindo de Villadangos pela Calle Real, segue-se em direcção a San Martin del Camino (onde existe um peculiar depósito de água), para, depois de se passar pelo Canal del Páramo e pelo Canal de la Presa Cerrajera, atravessa-se a mítica Puente del Paso Honroso (para saber mai clique aqui), para entrar em Hospital de Órbigo, onde nos recebe a Igreja de San Juan Bautista, do séc. XVIII. O Camino dirige-se depois para Villares de Órbigos e Santibañez de Valdeiglesias, até ao Crucero de Santo Toríbio, onde algumas mesas convidam ao descanso. Deste excelente miradouro, onde os Peregrinos costumam colocar pequenos seixos junto do Cruzeiro, vê-se San Justo de la Vega, a cidade de Astorga e o Monte Teleno, que com os seus 2.188m é o cume mais alto de León. Descendo do Crucero atinge-se San Justo de La Vega e logo depois Astorga.


Astorga nasceu como acampamento militar romano da “Legio X Germina”, em finais do séc. I aC, para pouco depois se transformar em núcleo habitacional civil. Capital do “Conventus Astrum”, “Asturica Augusta” foi um importante nó de viário no noroeste peninsular e gozou de certa prosperidade nos primeiros séculos da nossa era, graças à proximidade de várias explorações mineiras, entre elas “Las Médulas”. Com o fim destas, e as sucessivas destruições da cidade, viu-se reduzida a uma longa letargia até ao século XI, quando, com o impulso do Caminho de Santiago, sofreu nova revitalização.

O seu património histórico e monumental, a sua situação como cruzamento da Via de la Plata (antiga via romana) e do Camino Francés, assim como diversas celebrações que têm lugar ao longo do ano, onde se destacam os carnavais, a Semana Santa e as festas de Astures e Romanos, converteram-na numa cidade receptora de turismo nacional e internacional. De entre os seus monumentos destacam-se a Catedral e o Palácio Episcopal (onde funciona o Museu dos Caminhos).


Perfil da 17ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Villadangos del Páramo (42º 31' 00,89''N 5º 46' 02,25''W)
Chegada: Astorga (42º 27' 22,21''N 6º 03' 22,87''W)
Cota de saída: 900m
Cota de chegada: 870m
Cota mais elevada: 900m (Villadangos del Páramo)


 Igreja de San Martin del Camino

Puente del Paso Honroso. Ao fundo Hospital de Órbigo

Villares de Órbigo

Igreja de Santibañez de Valedeiglesias

Crucero de Santo Toríbio (em segundo
plano San Justo de La Vega, depois
Astorga, e em fundo o Monte Teleno

Astorga: vista geral
.
Astorga: vista da muralha romana,
Catedral e Paço Episcopal

Astorga: fachada da Catedra,
dedicada a Santa Maria
.
.
texto/infografia: jc
.
fonte bibliográfica: http://www.wikipedia.com
.
.
fotos daqui:



3 comentários:

  1. Companheiros se isto vos dá ânimo, digo-vos que ainda que também com alguma dificuldade conseguimos vencer a sempre complicada etápa que foi o dia do "Trabalhador" no sempre paradisíaco "Moinho Branco". Desta feita e na falta (justificadíssima)de vocês, dois outros companheiros se juntaram a nós o Rafa Marquês e o Serginho do Cesário.
    O almoço estava divinal como sempre e o vinho Kb.
    Agora que já meti a inveja suficiente, resta-me desejar-vos pleno sucesso para as etápas que vos faltam, aguardando com alguma ansiedade, que vos restem alguns trocos para me pagarem uma jola à chagada.
    Um abraço para todos, desta feita especialmente para o meu primo Anónio LAGARTO Delfino, que certamente estará a fazer uma companhia 5 estrelas.

    João Lopes,

    ResponderEliminar
  2. ao fim de 5 dias sem poder ir á net fico contente de tudo estar a correr bem com todos.Força que para a frente é que é o caminho.

    ResponderEliminar
  3. Hoje, foi uma etapa curta, curta devido ao tempo de caminhada cerca de 6 horas , saimos as 7 e chegamos por volta da 13H30.
    De destaque a passagem por Hospital de Orbigo, com a sua imponenrte ponte em obras e a chegada a Astorga, com a sua magnifica catedral e ruinas romanas...
    Devido a descriçao tao detalhada que o ze carlos vai fazendo emtermos de pontos de interesse pouco mais ha a acrescentar para alem das nossas impressoes.
    O companheiro Luis de Barcelona hoje adiantou-se nos condutos e ficpou instalado num albergue diferenete do nosso, no entanto vamos estar todos juntos ao jantar.
    Em relaçao ao Alexandre o mesmo seguiu em frente para adiantar terrreno, uma vez que pretende pernoitar daqui a alguns dias em Vilafranca del Bierzo, no albergue do jacto e so seguindo hoje ja para a frente o poderia fazer, no entanto daqui a tres quatro dias estara de novo na nossa companhia.
    O Antonio o Galego ontem pernoitou conosco e hoje tambem se encontra em Astorga, embora esteja num "hostal"(bem que ele fala), mas vai tambem estar comnosco ao jantar.
    Amanha embora a etapa seja mais curta vai ja subvir um pouco e de cereteza quase absoluta iremos ter ainda mais frio e possibvelmente neve.
    Daqui deste canto de Espanha, um grande abraço a todos pela paciencia e apoio.
    Até amanha...

    Pimpao

    Nota: O Bugalhas nao te esqueças de dizer ao Morcela para ir buscar o meu lampiao la a casa para ir na caravana e em relacao ao Sever bastante pena tive, mas deixa para o ano vingo-me...
    Um abraço para todos voces e em especial para os meus tres amores B, A e F..

    ResponderEliminar