quinta-feira, 6 de maio de 2010

18ª Etapa: Astorga - Foncebadón


Brasão de Astorga


Brasão de Santa Colomba de Somoza
(Sede de Ayuntamiento)

18º dia da Aventura! Numa Etapa com cerca de 26 quilómetros, os nossos Peregrinos irão descer suavemente até Valdeviejas, onde se encontra a Ermida do Ecce Homo, construção do Séc. XVIII, que foi completamente restaurada em 2007. Deixando para trás a Ermida, dirigir-se-ão para Murias de Rechivaldo, e daí, numa subida extensa mas pouco acentuada, para Santa Catalina de Somoza, antiga terra de arreiros. Uma subida quase imperceptível leva-os a El Ganso, onde é de visita obrigatória o famoso bar "Mesón Cowboy". Seguirão depois até Rabanal del Camino, subindo o Monte Irago, para finalmente atingirem o seu destino nesta jornada, Foncedabón, em cuja entrada serão recebidos por uma cruz de madeira, aldeia em ruínas que começa a recompor-se, graças ao Camino, com a construção de vários serviços de apoio aos Peregrinos.

Desde Astorga até Rabanal del Camino ascendem-se 283m em 20,3 quilómetros, uma longa e quase imperceptível subida. De Rabanal del Camino a Foncebadón são cerca de 280m de ascensão em 5,6 quilómetros, subida menos fácil mas pouco exigente.


Perfil da 18ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Astorga (42º 27' 22,21''N 6º 03' 22,87''W)
Chegada: Foncebadón (42º 29' 30,40''N 6º 20' 36,21''W)
Cota de saída: 870m
Cota de chegada: 1430m
Cota mais elevada: 1430m (Foncebadón)

Ermida do Ecce Homo

Murias de Rechivaldo: Igreja Paroquial e Cruzeiro

El Ganso: famoso bar "Mesón Cowboy"

Rabanal del Camino: Igreja Paroquial

Fonte entre Rabanal del Camino e Foncebadón

Entrada em Foncebadón

Foncebadón: casas em ruínas e campanário
.
.
texto/infografia: jc
.
.
fotos daqui:

1 comentário:

  1. que lindas imagens.boa sorte para amanha.beijocassss de todos nos.especialmente para o Sérgio e o meu cunhado António.

    ResponderEliminar