quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Como nasceu a ideia para uma nova aventura: o Caminho Francês de Santiago de Compostela





Volvido pouco tempo sobre a conclusão da nossa primeira aventura no Caminho de Santiago, eis que o bichinho começa de novo a fazer das dele. Primeiro o Pimpão a navegar na net, pesquisando sobre a História do Caminho, sobre os diferentes Caminhos, até que se apercebe que o Caminho Francês é de facto o mais famoso e o mais carismático de todas as vias para “Campus Stellae”, quer pela sua antiguidade, quer pela sua beleza paisagística, quer pelos seus monumentos e também pela sua História! Imediatamente fiquei contagiado pela informação que o Pimpão me ia passando. Lemos imensos testemunhos de pessoas que fizeram o Caminho Francês, uns em livro, outros em blogues ou em sites na internet, outros ainda mais ou menos famosos! A adrenalina começou a subir! Lançámos logo o isco ao Castro que o “mordeu” de imediato! Durante todo o ano de 2008 e parte do de 2009 ponderámos todos os prós e contras de um desafio desta natureza, mas posso dizer que o “nosso Caminho Francês” começou logo ali! Estava decidido, disso não havia dúvidas, iríamos, com toda a certeza fazer este Caminho! Só faltava saber quando!

Por maioria de razões decidimos que o ano seria 2010: por ser Ano Jubilar Compostelano (Xacobeo, quando o dia 25 de Julho, Dia de Santiago de Compostela, ocorre a um domingo), o que iria conferir uma outra mística ao Caminho, para nos dar mais tempo para programarmos e prepararmos as nossas “agendas” (emprego e família), para intensificarmos a nossa preparação física e mental e para organizarmos todo o equipamento técnico e logístico.
No dia 15 de Agosto de 2009, durante um jantarzito em Nisa, acertámos finalmente, de comum acordo, a data da partida para França: 17 de Abril de 2010 e a data de inicio do Caminho Francês: 19 de Abril de 2010.
Existem sempre incertezas nas escolhas das datas e não existe, por assim dizer, nenhuma data ideal. No entanto, e tendo em conta alguns testemunhos que recolhemos, optámos pela Primavera, por reunir algum consenso, dado que no Verão haveria mais gente no Caminho e por conseguinte haveria fortes probabilidades de alguns albergues estarem cheios.
Prometo para breve mais desenvolvimentos sobre a nossa próxima demanda para Campus Stellae! Até lá um Feliz 2010!
.
texto: Sérgio Cebola
.

2 comentários:

  1. Porque será que estas ideias só surgem em almoçaradas, jantaradas e quejandos?? lol

    ResponderEliminar
  2. A ideia não surgiu em nenhuma almoçarada, nem em nenhuma jantarada, nem em nada que se pareça! A ideia já cá estava desde 2008, logo após termos concluído o Caminho Português do Interior! O "jantarzito" apenas serviu de pretexto para "selarmos" oficialmente a data do inicio da nossa aventura no Caminho Francês!lol, lol...

    Feliz 2010,
    Sérgio Cebola

    ResponderEliminar