terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Pedestrianismo no Concelho de Nisa



“O Pedestrianismo, entendido como o desporto dos que andam a pé, surgiu no Concelho de Nisa enquanto actividade enquadrada, no dia 21 de Maio de 2000 com a realização da “I Rota do Contrabando” que ligou Salavessa a Cedillo, organizada pela “INIJOVEM – Associação para Iniciativas para a Juventude de Nisa”, sob proposta de um grupo muito restrito de sócios que, em colaboração com a Direcção desta colectividade, em boa hora apostou na modalidade, que tem a particularidade de englobar as componentes desportiva, cultural, turística e social.

De realçar a abertura que tiveram os então Presidente e Vice-Presidente da Direcção, respectivamente José Maia e Sérgio Cebola, que ouviram a proposta do associado Bento Semedo no sentido de se reavivar memórias de outros tempos, através da realização de uma caminhada que assinalasse as rotas dos contrabandistas entre o Concelho de Nisa e a vizinha Estremadura espanhola, mais precisamente Cedillo. Estiveram também envolvidos naquela organização os associados da INIJOVEM, José Louro, Marco Moura e Rafael Cebola. Logo na sua primeira edição a Rota do Contrabando fez história, ao registar 80 participantes portugueses e espanhóis, sucesso para o qual muito contribuiu o grande envolvimento e abertura do Alcaide de Cedillo D. António Riscado, que desde a primeira hora mostrou sempre enorme empenho, dedicação e motivação para apoiar esta iniciativa.

Estava dado o mote para que, a partir daqui, se partisse para outros desafios congéneres, através da organização de outras caminhadas noutros locais aprazíveis do nosso Concelho. Foi a INIJOVEM que deu a conhecer a muito boa gente locais hoje de referência, tais como o Muro de Sirga, junto ao Rio Tejo, na Amieira e o Conhal do Arneiro. Surgiram depois as primeiras caminhadas nocturnas, como percursos alternativos nos meses mais quentes.

De forma gradual e progressiva, esta Associação foi aumentando, em quantidade e qualidade, as actividades pedestrianistas, atraindo cada vez mais público: sócios e não sócios, jovens e menos jovens, oriundos não só do Concelho de Nisa, mas também de outros pontos do país e da nossa vizinha Espanha.

A INIJOVEM foi não só pioneira no incremento desta modalidade, como também influenciou, directa ou indirectamente, outras colectividades e instituições na divulgação do pedestrianismo, como por exemplo a criação pelo Municipio de Nisa de uma Rede de Percursos Pedestres, homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, em Março de 2005. As primeiras grandes travessias pedestres surgiram também da colaboração entre o Municipio de Nisa, Aventurnis (empresa local de animação turística) e INIJOVEM, de onde se destacam as travessias “Nisa – Fátima”, “Nisa – Serra da Estrela”, “Fátima – Serra da Estrela” e “Nisa – Badajoz”.

Também outras colectividades concelhias têm promovido e divulgado a modalidade, entre quais se destacam as Associações “NisaViva”, “Aptos – Associação de Pais de Tolosa” e o “Centro Recreativo e Cultural Os Amigos do Pé da Serra”.

Fruto da aposta na modalidade do pedestrianismo, a INIJOVEM filiou-se em Outubro de 2002 na Federação Portuguesa de Campismo (hoje Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal), com vários objectivos, nomeadamente, poder candidatar iniciativas ao Calendário Nacional de Actividades de Montanhismo e Pedestrianismo como é o caso da Rota do Contrabando. Resultado desta filiação é também o facto de a Associação ter emitido, a associados seus, através do Organismo em causa, uma quantidade significativa de cartas desportivas (de Montanheiro e de Campista).

Uma palavra final de apreço e reconhecimento ao associado nº 8 e fundador da INIJOVEM, João José Quinteiro, que, na qualidade de membro da 1ª Direcção eleita em Assembleia-geral, já na altura ter tido uma observação visionária ao dizer que uma das apostas da Associação seria a realização de “caminhadas”, e de facto, alguns anos mais tarde essa aposta viria a ser ganha.”

imagem: INIJOVEM, VIII Rota do Contrabando, 2007
fonte: http://inijovem.110mb.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário