terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A sinalética

Actualmente, o Caminho de Santiago é sinalizado por vieiras (conchas), por setas amarelas e por placas. Em muitas partes do Caminho a vieira aparece associada a um marco com a distância quilométrica para a cidade do Apostolo. No entanto aconselha-se sempre o recurso a um mapa, a um guia e a um GPS como complemento à sinalética convencionada para o Caminho de Santiago de Compostela.


MARCOS


A vieira é colocada no sentido do Caminho. Por baixo a distância para Santiago de Compostela


SETAS AMARELAS

As “Flechas Amarillas” principal sinalização do actual Caminho de Santiago, começaram a ser pintadas em 1980 pelo Padre Elías Valiña Sanpedro, Pároco do Cebreiro, a primeira localidade galega do Caminho Francês. Desde então foram-se espalhando por todos os caminhos e actualmente são o meio mais seguro de seguir o Caminho de Santiago sem grandes preocupações. A razão porque as setas são amarelas e não de outra cor tem também uma explicação… São amarelas apenas porque começaram por ser pintadas com o resto da tinta de marcação de umas obras na estrada, que os trabalhadores ofereceram ao Padre Elías.


Orientam o sentido do Caminho. No entanto há que ter cuidado com determinadas setas, colocadas deliberadamente por meliantes para induzir os peregrinos em erro.




SETAS AZUIS


Indicam o Caminho de Santiago para Fátima. Poderão surgir setas azuis que normalmente apontam no sentido contrário e que indicam o Caminho de Fátima, para orientação dos Peregrinos que de Santiago de Compostela se dirigem a Fátima.


PLACAS



No Concelho de Nisa, na Freguesia de Alpalhão temos placas deste tipo.


VIEIRAS

Inicialmente, o caminho era assinalado pela Vieira de Santiago (Concha de Santiago) que se apresenta sob a forma de elementos de bronze, de cerâmica, de etiquetas, de gravuras e podem surgir implantadas em paredes, muros ou no chão. O sentido a seguir é indicado pelos “dedos” da vieira, ou seja, o lado aberto da concha indica a direcção de Santiago de Compostela.




Única excepção a esta norma: Existe apenas uma vieira na marcação do Caminho em que os “dedos” apontam para baixo, mas neste caso há uma justificação… ela está em Muxia/Finisterra – o fim do Caminho (e o Fim da Terra).



Depois de o Caminho de Santiago ter sido classificado como Itinerário Cultural do Conselho da Europa, a concha estilizada amarela sobre fundo azul foi assumida como símbolo identificador europeu do Caminho de Santiago.


PLACAS COM INDICAÇÃO DE SENTIDO

Atenção a esta situação: pode induzir o peregrino a seguir na direcção errada, dado que a vieira está incorrectamente colocada, pois deveria estar posicionada com os “dedos” no sentido da seta. São os “dedos” da vieira que indicam o sentido do Caminho.



Exemplos de sinalética errada



Exemplo correcto: como deve ser colocada a vieira, ou seja, sempre virada com os “dedos” no sentido da seta.

imagens:
António Pimpão, Sérgio Cebola
http://acaminhodesantiago.wordpress.com/
textos:
António Pimpão, Sérgio Cebola
http://acaminhodesantiago.wordpress.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário