terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A Compostela



A Compostela é um documento entregue pela “Oficina de Acogida de Peregrinos”, em Santiago de Compostela, a todos os peregrinos que a desejem e que provem, através da apresentação da sua credencial – devidamente carimbada por todos os albergues onde passou – que percorreram pelo menos 100km do Caminho de Santiago (a pé ou a cavalo) ou 200km de bicicleta. É uma espécie de diploma de participação que comprova que o peregrino chegou ao destino por "pietis causa". Em 1985, foi solicitada por 2491 pessoas e em 1999 (Ano Santo), por mais de 250000 peregrinos a pé, a cavalo e de bicicleta.

A Compostela será outorgada pelo Secretário Capitular. A “Oficina de Acogida Al Peregrino”, situa-se na Rua do Vilar, 1, 15705 Santiago de Compostela, telefone (+34) 981562419 e encontra-se aberta todos os dias, entre as 09h00 e as 21h00.

Tradução da “Compostela”

“O capítulo desta Venerável Igreja Apostólica e Metropolitana Compostelana, guardiã do selo do Altar do bem-aventurado Apóstolo Thiago, que a todos os Fiéis e peregrinos vindos de todo o Orbe terrestre, por sentimento de devoção ou por motivo de promessa, à moradade Nosso Apóstolo Patrono e Protetor dos Espanhóis, São Thiago fornece autêntico certificado de visitação.A todos e a cada um que vier examinar esta presente, faz saber que …………………….……….…………………… visitou devotadamente este sacratíssimo templo por motivo de fé. A ele confiro o presente documento como testemunho, munido do selo desta mesma Santa Igreja.
Data da Compostela, dia … do mês de … do ano do Senhor… e no selo do documento está escrito: Selo do Capítulo de São Thiago de Compostela”

Sem comentários:

Enviar um comentário