sexta-feira, 14 de maio de 2010

24ª Etapa: Ventas de Narón - Melide



Brasão de Portomarín
(Sede de Concello)

Brasão de Melide

24ª dia da Aventura! Saindo de Ventas de Narón, junto à Capela da Magdalena, segue-se até à Sierra de Ligonde, que com os seus 722 m de altitude constitui o ponto mais alto da jornada de hoje. A povoação seguinte é Previsa, a primeira aldeia do Concello de Monterroso, para depois se chegar a Os Lameiros, com o percurso a passar junto da Capilla de San Marcos e o célebre Cruzeiro, construído em 1670. De imediato se chega a Ligonde, passando junto de uma cruz que assinala um antigo cemitério de Peregrinos.

Prossegue-se para Airexe e alcança-se a aldeia de Portos, já no Concello de Palas de Rei, e a Parroquia de Santiago de Lestedo. Sobe-se até Os Valos, para de seguida baixar até  A Marmurria. Posteriormente chega-se a Avenostre e depois a O Rosario, local que tomou esse nome pelo facto de antigamente os Peregrinos aí rezarem um Rosário à vista do Monte Sacro, onde os discípulos do Apóstolo Santiago domaram os touros bravos que trabsladaram o corpo do santo. Mais adiante espera-nos a área de repouso de Os Chacotes e pouco depois Palas de Rei.

Cruzando o Río Roxán, a jornada prossegue para San Sebastián de Carballal e San Xulián do Camiño, com a sua igreja românica de finais do Séc. XII, para depois atingir Ponte Campaña e Campanilla, última povoação Lucense no Camiño, pois logo adiante se entra em terras de A Coruña, sendo a sua primeira aldeia Coto.

A aldeia seguinte é Leboreiro (o "Campus Leporarius" dos romanos, literalmente Campo de Lebres). Continuando por um entediante troço, o percurso atravessa o Parque Empresarial de Melide e, cruzando a ponte medieval sobre o rio Furelos, acede-se à Parroquia de San Xoán de Furelos e logo depois a Melide, término da 24ª Etapa, depois de percorridos cerca de 27 quilómetros.

Perfil da 24ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Ventas de Narón (42º 50' 39,40''N 7º 44' 56,46''W)
Chegada: Melide (42º 54' 50,00''N 8º 00' 52,90''W)
Cota de saída: 700m
Cota de chegada: 454m
Cota mais elevada: 722m (Sierra de Ligonde) 


Serra de Ligonde

Cruzeiro de Lameiros

Ligonde: antigo cemitério de Peregrinos

Avenostre: Igrexa Parroquial

Palas de Rei: Igrexa de Santo Tirso

San Xulián do Camiño: igreja em estilo românico

Furelos: ponte medieval

Melide: Capela de San Roque
.
.
texto/infografia: jc
.
.
fonte bibliográfica: http://www.wikipedia.com/
.
fotos daqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário