sexta-feira, 14 de maio de 2010

23ª Etapa: Rente - Ventas de Narón

Brasão de Sarria
(Sede de Concello)

Brasão de Portomarín
(Sede de Concello)


23º dia da Aventura!  Saindo de Rente por um caminho em muito bom estado, a jornada prossegue para Mercado da Serra, Leimán e Peruscallo, onde começa uma zona de ribeiros, com passadeiras de pedra. Passadas CortiñasA Brea, chega-se, após dura subida, a Ferreiros, a primeira povoação da Ribeira Sacra Lucense. Tomando um desvio da estrada à entrada de Franco, segue-se por um caminho pedregoso, passando por numerosas pequenas aldeias.

A paisagem do vale alterna entre prados cheios de vacas e as típicas construções de tectos de colmo. Neste troço o terreno é muito desigual, principalmente  de pendente descendente, mas com muitas pedras. Deixando para trás  este caminho, desemboca-se numa estrada desde onde se obtém uma primeira visão da represa de Belesar e do rio Miño. Atravessando a ponte sobre a represa, o Camiño entra em Portomarín, vila de grande atracção turística.

Sai-se de Portomarín seguindo uma subida bastante acentuada, seguindo ao longo da estrada até chegar a Gonzar e daí até Castromaior, conhecido pela sua igreja românica, situada na margem dum pequeno ribeiro e próximo de um antigo castro celta. Continua-se depois para Hospital da Cruz e Ventas de Narón, final da jornada de hoje.


Perfil da 23ª Etapa (clique para ampliar)

Partida:  Rente (42º 46' 06,29''N 7º 26' 38,79''W)
Chegada:  Ventas de Narón (42º 50' 39,40''N 7º 44' 56,46''W)
Cota de saída: 600m
Cota de chegada: 700m
Cota mais elevada: 700m (Ventas de Narón)


Leiman: vista geral

Peruscallo

Morgade

Mirallos: Mojón 98

Vilachá: adegas típicas

Portomarín: vista geral, sobre o rio Miño

Gonzar: Igrexa de Santa Maria

Castromaior: aspecto do castro celta

Ventas de Narón: Capilla de la Magdalena
.
.
texto/infografia: jc
.
.
fonte bibliográfica: http://www.wikipedia.com
.
fotos daqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário