domingo, 15 de abril de 2012

CAMINHO PRIMITIVO - 2ª Etapa: San Juan de Villapeña - Bodenaya

Brasão de Grado
(Sede de Concelho)

Brasão de Salas
(Sede de Concelho)


Saindo de San Juan de Villapañada, pela acentuada subida em asfalto que conduz ao Alto de Fresno, encontra-se o Santuario de la Virgen de Fresno, cuja romaria ocorre a 28 de Setembro. O trajecto continua por uma caminho de onde se abarca a panorâmica do vale onde se destaca San Marcelo, já no Concelho de Salas. Deixando para trás esta povoação, toma-se um caminho à esquerda, paralelo a um regato, que no leva a La Reaz e segue até La Doriga, onde se pode admirar a igreja românica de Santa Eulalia e um palácio do Séc. XIV.

Um trilho de terra e pedras, entre musgo e trepadeiras atravessa a EN-634 en La Ponte, ante-câmara de Cornellana, povoação onde se chega um 1km mais à frente, depois de cruzarmos a ponte sobre o rio Narcea, onde se encontra o mosteiro de San salvador, construção que remonta à primeira metade do Séc. XI e em cujas dependências funciona um Albergue. o caminho ascende e bordeja o alto de Santa eufemia, de onde se tem uma magnífica vista de Cornellana. Um trilho por um bosque, onde não é estranho o encontro fugaz com alguma corça, conduz a Llamas.

Saindo desta aldeia avança-se por terreno plano e em linha recta, deixando-se à direita Quintana, para mais adiante se encontrar a Fuente Caliente. Aqui termina a monotonia, porque à esquerda surge um caminho que ascende e descende até ao rio Nonaya, que se atravessa para entrar em Casazorrina. O marco seguinte é Mallecín, e, depois de atravessar a estrada, um caminho conduz-nos a Salas.

Passando sob o arco que une o palácio de Valdés Salas con a torre medieval, após sairmos da povoação, acolhe-nos um caminho em suave subida, rodeado de castanheiros e carvalhos, com o rio Nonaya correndo ao fundo do mesmo. Um subida acentuada leva-nos até à EN-634 e aos inevitáveis camiões, recomendando atenção redobrada. Depois de caminharmos por cerca de 1km em entediante asfalto, a sinalética conduz-nos a um caminho que sobe até Porciles. Pelo conhecido Camín de Misa, e depois de cruzar a EN, entra-se finalmente em Bodenaya, depois de percorridos os 27,8 kms desta etapa.


2ª Etapa - Mapa e Perfil Altimétrico


Santuário de la Virgen del Fresno


Monasterio de San Salvador

Salas: Palácio de Valdés Salas e torre medieval

Albergue de Bodenaya


.
texto/infografia: jc
.
fontes:
http://caminodesantiago.consumer.es
www.wikipedia.com
www.gronze.com


Sem comentários:

Enviar um comentário