segunda-feira, 16 de abril de 2012

CAMINHO PRIMITIVO - 3ª Etapa: Bodenaya - Borres

Brasão de Salas
(Sede de Concelho)

Brasão de Tineo
(Sede de Concelho)




Saindo de Bodenaya, segue-se La Espina, a pouco mais de 1,5 km, povoação onde nos despedimos da EN-634, que se dirige ao Cantábrico. O traçado do Caminhgo Primitivo sengue em frente em direcção a Tineo e, por um caminho paralelo à AS-216 chega-se a La Pereda. A reabilitação do Caminho por parte de Associações de Amigos locais é patente nesta localidade, onde se encontram a Ermita del Cristo de los Afligidos e a Fuente del Reconco. Deixa-se esta povoação através de uma série de elevações e continua-se por um trilho de onde se pode avistar o vale. Chega-se assim a Pedregal, que se atravessa por estrada.

À saída de Pedregal de novo se retoma um trilho em subida, que se torna plano e volta a descer durante os 5 km seguintes. Após estes, chega-se a Tineo, que atravessaremos, saindo pela Calle de la Fuente, por detrás da qual corre um troço asfaltado que visita a Fuente de San Juan. 500 m mais adiante começa as ascensão pausada pelas encostas do Navariego, sob o vértice geodésico de Brañugas, atingindo-se a altitude de 900m próximo de Las Canteironas. Voltamos a descer até às imediações da aldeia de Piedratecha, onde cruzamos a antiga AS-218, hoje AS-350. Depressa a abandonamos, para seguir por um precioso trilho que surge do lado esquerdo, que desce directamente para o Mosteiro de Obona, do Séc. XIII e visivelmente abandonado. Recomenda-se percorrer algumas centenas de metros extra para o visitar.

Retomado o trilho, continuamos por um bosque até Villaluz. Desde esta povoação a estrada TI-3 levar-nos-á por Vega del Rey e Berrugoso até Campiello, onde é aconselhável adquirir o jantar e o pequeno-almoço do dia seguinte. Caminhando de novo pela TI-3, passando por Fresno e sua capela De la Magdalena e El Espín chega-se por fim a Borres, depois de percorridos nesta etapa 28,2 km.


3ª Etapa - Mapa e Perfil Altimétrico

Vista de Tineo

 
Ermida de San Roque de Tineo
Mosteiro de Obona

Albergue de Borres


.
texto.infografia: jc
.
fontes:
www.wikipedia.com
http://caminodesantiago.consumer.es
www.gronze.com

Sem comentários:

Enviar um comentário