sexta-feira, 20 de abril de 2012

CAMINHO PRIMITIVO - 7ª Etapa: Padrón - Castroverde

Brasão de Fonsagrada
(Sede de Concelho)

Brasão de Castroverde


De novo o itinerário vai seguindo a LU-530. Logo à saída de Padrón, do lado direito, encontra-se a Fonte do Pastizal, como que a recomendar que se encham os cantis. O trajecto interna-se em seguida por um pinhal, mas conduz de novo irremediavelmente à estrada, para de novo ligar a outro caminho.

As manchas dispersas de eucaliptos que nos acompanharam nas duas primeiras jornadas asturianas voltam hoje a fazer notar a sua presença. Alternando entre caminhos e a estrada chega-se a Vilardongo e, continuando em asfalto por mais um par de quilómetros toma-se o caminho que chega a Montouto. Desde aqui até Paradavella é a parte mais interessante do dia, já que o itinerário visita o antigo Hospital de Santiago de Montouto, do Séc. XIV, que funcionava ainda em princípios do Séc. XX, desempenhando em linhas gerais as mesmas funções dos actuais albergues.

Desde o alto de Montouto, a 1.050m, descemos por um pinhal até aos 700m, altitude a que se encontra Paradavella, surgindo em seguida a subida por estrada até Degolada e A Lastra. Existem caminho que evitam o asfalto, mas é recomendável algum cuidado, sobretudo em dias de chuva, em que podem estar lamacentos e escorregadios. Em A Lastra, um trilho bastante íngreme surge entra as casas do lado esquerdo, que conduz ao alto de Fontaneira. A localidade do mesmo nome encontra-se mais abaixo e atravessa-se por estrada. Desde aqui até Cávado Baleira são apenas 6km, mas só avistaremos a povoação quando esta estiver mesmo aos nossos pés.

Saimos de Cávado Baleira por uma subida ligeira que passa por Pradera e Vaqueriza. Uma descida através de um pinhal leva-nos até ao Santuário de Nuestra Señora del Carmen, quase à entrada da localidade de Vilabade. Aqui destaca-se a sua igreja gótica, conhecida como a catedral de Castroverde, povoação que se segue e término da jornada de hoje, onde foram percorridos 32,5km, onde se destaca a torre de menagem de um antigo castelo do Séc. XIV.


7ª Etapa - Mapa e Perfil Altimétrico

Fonte do Pastizal, à saída de Padrón

Antigo Hospital de Santiago de Montouto

Vista de Cávado Baleira

Vilabade: igreja de Santa Maria

Castroverde: torre de menagem do antigo castelo


.
texto/infografia: jc
.
fontes:
http://caminodesantiago.consumer.es

2 comentários:

  1. ola caminheiros mais uma etapa muito dificil gostei muito de ver as fotos estao muito bém muita coragem jà fizeram metade do caminho beijinhos para todos Margarida Delfino

    ResponderEliminar
  2. ola um dia bon para todos espero que nao tenham tido neve e chuva pois jà devam estar perto de compestellea boa coragem para é proxima etapa beijinhos para todos!!!

    ResponderEliminar