quarta-feira, 18 de abril de 2012

CAMINHO PRIMITIVO - 5ª Etapa: Berducedo - Castro






Saimos de Berducedo por uma subida acentuada que desemboca numa estrada comarcal. Pouco depois chegamos a La Mesa, continuado em asfalto e em subida até Buspol, flanqueados pelo som das pás dos aerogeradores cortando o vento. Passada a herdade de Buspol a vista extende-se até sítios insuspeitos. O caminho continuará a descer durante muitos quilómetros: até à Barragem de Salime são 800 m de desnível.  No início da descida pode já ver-se a barragem encaixada no vale e a povoação de Grandas de Salime mais acima.

O caminho desce por uma encosta nua e desabitada e continua por uma pista entre coníferas. Depois de vários quiçómetros por esta floresta internamo-nos, depois de virar à esquerda, num souto. Chegamos assim à AS-14, que nos conduz até à barragem, que atravessamos. Daqui até Grandas de Salime, passando pelo  lugar de Vistalegre, onde se encontra um hotel, são 6 kms de subida, quase sempre por estrada.

Sempre por caminhos paralelos e pela estrada AS-28, passando pelas povoações de Farrapa e Cereijeira, chegamos finalmente a Castro, aldeia conhecida graças ao povoado celta de Chao Samartin, depois de percorridos 28 kms.

5ª Etapa - Mapa e Perfil Altimétrico

Vista de Barragem de Salime


Igreja Paroquial de Grandas de Salime

Vista do castro celta de Chao Samartin

Albergue de Castro






texto/infografia: jc
.
fontes:
http://caminodesantiago.consumer.es
www.wikipedia.com

2 comentários:

  1. ola caminheiros mais uma etapa feita com muita chuva mas voces vao tendo muita coragem além do mau tempo e para quinta feira desejo muita coragem boa caminhada beijinhos para todos um grande beijinho para o Antonio Delfino Margrida delfino!!

    ResponderEliminar
  2. Mesmo com mau tempo voCês não perdem a coragem de continuar, muito bem companheiros, melhores dias virão, continuação de boa caminhada
    Beijinhos para todos
    Cruz Semedo

    ResponderEliminar