sábado, 14 de abril de 2012

CAMINHO PRIMITIVO - 1ª Etapa: Oviedo - San Juan de Villapeña

Brasão de Oviedo

Brasão de Grado
(Sede de Concelho)


Com partida da Catedral de San Salvador de Oviedo, a 1ª Etapa liga a capital asturiana a San Juan de Villapeña, no Concelho de Grado, num total de 27,0 km.

Seguindo as passadas de Afonso I, o Casto, no seu caminho até ao túmulo do Apóstolo, inicia-se a Peregrinação na Catedral de San Salvador. Após abandonar Oviedo, graças às vieiras de bronze cravadas no pavimento, o Caminho passa junto a San Lázaro de Paniceres, Llampaxuga (com a  sua ermida de origem medieval), Loriana e Bolguina, numa radical transição entre o meio urbano e o rural, pois logo desde San Lázaro decorre entre verdes prados e vacas leiteiras.

O primeiro marco histórico chega ao cruzar-se a Puente de Gallegos, sobre o rio Nora, datada do séc. XIII. Entra-se assim no Concelho de Las Regueras e, primeiro por estrada e logo por um bosque de castanheiros e carvalhos, conhecido como o Castanéu del Soldau, sobe-se ao Escamplero, onde existiu um hospital de Peregrinos e hoje se encotra o primeiro albuergue do Caminho Primitivo.

O itinerário continua por Valsera e Premoño, onde se encontra a Capilla de Santa Ana, único vestígio de um antigo hospital de Peregrinos. Palandin, sobre o rio Soto, e Puerma serão as localidades seguintes, passando-se do concelho de Las Regueras ao de Grado. Pode já contemplar-se o caudal do rio Nalón, o maior das Astúrias, cujas águas arrasaram, em 1568, a ponte de Peñaflor. Atravessada esta segue-se pela N-634 até à povoação de Peñaflor. Entra-se em Grado pelo bairro de San Pelayo e pela ponte sobre o Cubio, seguindo depois para o albergue de San Juan de Villapañada, localizado a cerca de 3,6 kms, próximo da igreja de San Juan.

1ª Etapa - Mapa e Perfil Altimétrico

Catedral de San Salvador de Oviedo

Albergue de Villapañada

.
texto/infografia: jc
.
fontes:
http://caminodesantiago.consumer.es
www.wikipedia.org


Sem comentários:

Enviar um comentário