sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Campus Stellae: Parabéns pelo 2º Aniversário!

Dois anos e mais de 17.000 visitas depois o blogue Campus Stellae: no Caminho de Santiago está de muita boa saúde e recomenda-se! A pouco mais de 3 meses do inicio da próxima travessia pela Rota Jacobeia, desta feita pelo Caminho Primitivo desde a cidade de Oviedo, já estão na "forja" a preparação e a programação, porque o tempo não para! Quero também aproveitar esta oportunidade para endereçar a todos os visitantes em geral e aos nossos seguidores em particular um Ano Novo de 2012 pleno de saúde, de esperança e determinação para percorrerem os complexos Caminhos da vida! Boas Caminhadas!
Imagem: http://www.superdesenhosgratis.com
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Mensagem de Boas Festas do Amigo Peregrino Ernani Mancia!

Irmãos Brasileiros, Espanhol e Portugueses:
Minha mensagem para vocês neste Natal e no Ano Novo é de Encontro e é de um grande escritor, tem muito a ver com o Caminho que fizemos, que fazemos e que ainda faremos:
“Em relação a outras pessoas, nós somos peregrinos que, por caminhos mais diversos e com grande dificuldade, nos dirigimos ao encontro mútuo.” Antoine de Saint-Exupéry
A todos um Feliz Natal/Navidad e um Bom Ano Novo/Buen Año Nuevo. E que percorramos sempre um Buen Camino.
Ernani Mancia
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Primeira jornada conjunta rumo ao Caminho Primitivo!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Feliz Natal e Boas Festas!

Aproveito a passagem de mais uma Quadra Festiva Natalícia para, em nome da administração do blogue Campus Stellae: No Caminho de Santiago, desejar a todos os nossos visitantes e aos nossos seguidores em particular, um Feliz Natal e Boas Festas! Que seja uma jornada de reflexão e de confraternização familiar e que a mesma decorra em paz e harmonia!
Imagem:http://simoneazevedoeducadora.blogspot.com
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Caminho Primitivo: um primeiro olhar sobre as etapas!
Proposta 1 (António Pimpão)
14-04-2012: (1ª etapa) Oviedo/Grado (21 km)
14-04-2012: (1ª etapa) Oviedo/Grado (21 km)
Proposta 3 (Sérgio Cebola)
- Distância: 314,5 km, média diária 28,59 km (proposta 1) e 26,2 km (propostas 2 e 3);
- 1ª Etapa (Oviedo/Grado): É conveniente fazer o reconhecimento prévio do Caminho para sair da cidade, que está marcado com vieiras de bronze no chão; não existem albergues em Grado, apenas alojamento particular; Perfil altimétrico: (cmb) 62 ma, (cma) 262 ma, (da) 200 m.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Chaves/Vilarelho da Raia, pelo Caminho Português do Interior






segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Caminho Central (Português) a Santiago: COMUNICADO URGENTE - PONTE DE LAMAS DO VOUGA CAIDA


CAMINHO ALTERNATIVO:
Em Lamas do Vouga (depois da Igreja) deve seguir-se o IC2 COM TODAS AS PRECAUÇÕES e atravessar o Rio Vouga pela ponte desta via e no final seguir à esquerda retomando o Caminho.
(Ver mapa postado acima)
Fonte: caminhocentralasantiago.blogspot.com
Foto da ponte: http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=298448
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Caminho Primitivo: primeira abordagem ao perfil das etapas

terça-feira, 1 de novembro de 2011
Tenho razões de sobra para querer voltar!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Chaves: Câmara estabelece protocolo com Bombeiros de Vidago

Fonte: http://www.noticiasdevilareal.com/
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Albergue vai (re)nascer em Albergaria-a-Velha

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai transformar uma antiga Casa dos Magistrados, localizada no centro da cidade e no Caminho de Santiago, num Albergue de Peregrinos. O anúncio foi feito este fim-de-semana, no Encontro Internacional de Albergues de Peregrinos do Caminho Português a Santiago, que teve lugar no Arquivo Municipal e contou com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, do Presidente da Fundação do Caminho Português a Santiago, Celestino Lores, de representantes da Associação de Peregrinos Via Lusitana e de vários albergues, portugueses e espanhóis. Para a autarquia Albergariense, a criação de um Albergue de Peregrinos na cidade apresenta-se como fundamental para a valorização histórica do Município e para a reafirmação da sua identidade, na medida em que a primeira albergaria, para abrigar os peregrinos e viajantes, fora ali edificada há quase 900 anos a mando de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques. Não restando já vestígios da antiga albergaria (que se assume ter sido edificada junto à antiga Estrada Real, no local onde hoje se encontra a Quinta da Boa Vista/ Torreão, futura Biblioteca Municipal), a abertura de um novo albergue significa o reencontro com as origens da terra, que se desenvolveu e prosperou tendo em conta este seu papel de acolhimento e solidariedade. Este projecto, cujo trabalho se iniciou há já algum tempo, tomou agora forma no âmbito da Nova Agenda para a Cultura e Criatividade do Município, que pretende, desta forma, valorizar esta “marca” local, quer no aspecto turístico, quer no cultural, social ou económico. A transformação da Antiga Casa dos Magistrados em Albergue de Peregrinos vai ser contemplada no Plano de Actividades do Município para 2012, sendo que o projecto prevê a preservação da traça original do edifício de 3 pisos, que conta, ainda, com um espaço exterior de dimensões consideráveis ideal para o descanso e a contemplação bem como apoio logístico aos Peregrinos. O projecto de valorização dos “Caminhos de Peregrinação” (Caminho de Santiago e Caminho de Fátima), que foi para o terreno este ano, com a requalificação e sinalização de todo o percurso e a dinamização de acções de sensibilização, vem ao encontro de um dos principais planos estratégicos do Turismo Centro de Portugal, que procura revitalizar todo o percurso do Caminho de Santiago que atravessa a Região Centro, englobando um total de nove municípios. Para Pedro Machado, Presidente desta Entidade Regional, este produto turístico, com enfoque no patrimonial e religioso, tem potencial para acrescentar competitividade, valor e atractividade ao território, diferenciando-se das outras ofertas existentes em Portugal.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
O Caminho de Santiago: Ciclo de Conferências

O Grupo de Peregrinos a Santiago - GPS Estoril, organizam o seguinte Ciclo de Conferências a não perder na Junta de Freguesia do Estoril, no Vale de Santa Rita:
Local:
Fonte: Liga dos Caminhos Peregrinos
Caminho Português de Santiago

http://www.vialusitana.org/
Veja o traçado do percurso em:
http://www.turismodocentro.pt/pt/produtos_.2/mais_informacoes.a1562.html#
Fonte: http://www.turismodocentro.pt/pt/produtos_.2/mais_informacoes.a1562.html#
Imagem: http://www.dobrarfronteiras.com
Revitalização do Caminho Português do Interior

Foto: http://caminhocentralasantiago.blogspot.com/
Dez Municípios assinaram acordo para promover Caminho Português da Costa

segunda-feira, 10 de outubro de 2011
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Caminho Português de Santiago no Centro de Portugal com novo projecto de sinalética

Imagem: http://www.joamarinho.com
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Rota portuguesa de Santiago é a mais antiga

Nesta obra, “Santiago de Compostela. Mistérios da Rota portuguesa”, editada pela Dinapress, Adrião referencia minuciosamente tudo o que se relaciona com os diferentes caminhos portugueses de Santiago. “Há vários caminhos como os espanhóis, o francês ou os por via marítima, de Itália, Inglaterra e da Alemanha, mas o mais antigo é o português”, defendeu Adrião que reside no concelho de Sintra. O autor citou “a lenda áurea que trata da vinda de São Tiago à Península, e decorre toda ela na actual região Norte de Portugal” e afirmou que nos últimos 15 anos “assiste-se ao recrudescimento do interesse pelo caminho português, que parecia adormecido“Há um maior interesse pela busca cultural, espiritual e até pelo simples trânsito pelos caminhos de Santiago que como afirma um poema do século XIII, o caminho abre-se a todos, profanos e hereges, bons e maus”, mas sublinhou à imprensa que o “caminho é essencialmente uma rota penitencial”.“Caminhando por caminhar não tem sentido não é uma peregrinação, e peregrinar é um acto de contrição. O caminho só tem sentido na sua envolvência espiritual e só depois desta é que vai absorver a vertente cultural”, sentenciou sábio. Mas é também um “caminho é de aventura, feito de lendas, de estrelas, de homens, e este livro é afinal uma aventura”. Há outros caminhos como o “al-andaluz” que parte da Andaluzia que entra em território nacional e que concentra a sabedoria árabe, a este propósito disse: “Refira-se que os árabes tinham uma grande e sentida veneração por São Tiago. Quando o invasor mouro Almansor conquista Compostela, poupou o túmulo do apóstolo a pedido do bispo de Lamego que na altura vivia na cidade”. A nossa Rainha Santa Isabel fez por duas vezes o caminho, a primeira vez a partir de Santiago do Cacém, acompanhada pela Princesa Vatasa de Lascaris, sua aia, e a segunda vez a partir de Coimbra, onde ainda hoje guardam em santa-a-Nova o cajado de penitente que a amparou. Na obra destaca-se a espiritualidade portuguesa e referencia-se cada um dos caminhos portugueses: de Loures à Galiza, de Santiago do Alentejo, a partir de Paderne, no Algarve e o da capital a Compostela. São dedicados capítulos à capital galega onde se encontra o túmulo do apóstolo, a ligação do Primaz de Braga a Compostela, a lenda de Santiago Matamouros, a Ordem de São Tiago da Espada, o património desta ordem em Portugal, e ainda a etnografia e simbologia jacobeia assim como a lenda de Santiago Barqueiro. O autor faz ainda referência aos “ditos populares” ligados ao caminho, assim como a gastronomia e aos albergues e hospitais na rota jacobeia. “É um livro de levar na mochila para quem enceta o caminho, e para ter na estante para quem se interessa pela portugalidade”, rematou o autor.
Fonte: http://www.hardmusica.pt/noticia_detalhe.php?cd_noticia=9843
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Primeiras imagens do Caminho Primitivo para aguçar o apetite!

O vídeo postado em baixo é do Caminho Primitivo, o qual é um dos muitos Caminhos que levam a Santiago de Compostela. Esta apresentação é constituída por 6 etapas, as quais correspondem ao número de dias que o realizador deste vídeo levou a percorrer entre Oviedo (Astúrias) até Palas de Rei (Galiza). Indubitavelmente este Caminho é um dos mais belos, mas é também um dos que mais desafia as capacidades do caminheiro/peregrino, em que este se poderá confrontar com um clima adverso, por vezes com neve, fruto das diversas passagens de montanha, com natural destaque para o ponto de maior altitude no Puerto del Palo a 1.400 metros!Desfrutem destas belas imagens e espero que vos vá aguçando o apetite, muito em especial, aos meus companheiros de jornada, pois o “nosso” Caminho Primitivo já começou!
Imagem:http://www.hotelopia.pt/xacobeo/por/jacobeu_home.html
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
O Leonel está de volta!

15000 Visitas!

sábado, 20 de agosto de 2011
Começou a contagem decrescente para o Caminho Primitivo!






quinta-feira, 4 de agosto de 2011
O Caminho Primitivo de Santiago!

imagem: http://mariathetravelbug.blogspot.com
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Dia de Santiago!

Estava eu a pensar com os meus botões sobre o que haveria de escrever a propósito de assinalar a passagem de mais um Dia de Santiago quando, ao abrir a minha caixa de correio electrónico, me deparei com um email do Amigo Peregrino Ernani Mancia (do Brasil) que tive o prazer de conhecer durante o Caminho Francês em 2010. É essa mensagem que quero partilhar convosco, uma homenagem não só ao Dia que hoje se assinala, mas uma homenagem também a todos os Amigos do Caminho. Aqui fica:
Imagem: http://vovomoina.blogspot.com
1º Encontro do Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, do Norte Alentejano e Ribatejano

Decorreu ontem na bonita vila de Marvão o 1º Encontro do Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, do Norte Alentejano e Ribatejano. O programa teve o seu inicio às 13h00 com a recepção aos participantes na Igreja de Santiago. Fez as “honras da casa”, em representação do Grupo de Amigos do Caminho, o Padre Fernando Farinha. Os participantes tiraram a foto de grupo ladeando a imagem do S. Tiago, que fez o favor de “descer” do seu pedestal! Nós, como chegámos mais tarde, já não posamos com o grupo, visitámos a Igreja no final do Encontro. A iniciativa decorreu na Casa de Turismo Rural “Elvira da Silva”, em ambiente muito informal e de muita boa disposição que nos foi logo sendo transmitido pelo Padre Fernando Farinha. Já à mesa do almoço foram feitas as apresentações dos participantes, com uma breve introdução da experiência de cada um no Caminho. Participaram neste Encontro, Amigos do Caminho de Castelo Branco, Nisa, Marvão e Arronches (peço desde já desculpa se me faltar algum…). A “ementa do peregrino” foi de facto um verdadeiro manjar dos deuses, onde não faltou a tarte de Santiago e o “xupito”, que tantas vezes nos aqueceu a alma e o coração durante o Caminho! Aproveito esta oportunidade para agradecer aos proprietários da Casa Elvira da Silva a forma simpática e generosa com que fomos recebidos e pelo acompanhamento durante a visita à Igreja de Santiago. É uma unidade de turismo rural muito recomendável! Voltando ao almoço convívio, este serviu principalmente para partilhar experiências vividas e para lançar novos projectos. Depois do repasto descemos ao R/C onde imbuídos do mesmo ambiente informal e de boa disposição, numa sala decorada a rigor com artefactos alusivos ao Caminho, cada qual contou acontecimentos marcantes no Caminho. De seguida foram apresentados alguns projectos, nomeadamente a sinalização do Caminho de Santiago no concelho de Nisa num troço com cerca de 35 km, que se encontra em fase de projecto e de apresentação de candidatura. O Grupo de Amigos manifestou, não só, a intenção de ajudar no que estivesse ao seu alcance, como também de lançar o repto aos outros municípios que integram esta Associação de Amigos, no sentido de levantarem e sinalizarem, nas suas áreas de jurisdição, a passagem do Caminho de Santiago. Por proposta do Padre Farinha, ficámos de organizar em Nisa em 2012 o 2º Encontro do Grupo de Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, Norte Alentejano e Ribatejano, o qual terá sempre lugar no fim-de-semana mais próximo do dia 25 de Julho, dia de Santiago! Após a troca de contactos, foi entregue, pela organização do Encontro, um diploma de participação e um saquinho com lembranças alusivas ao Caminho e ao Município de Marvão. Seguiram-se as despedidas e o regresso a casa com um até breve!
Foto: António Moroso Fernandes