sábado, 29 de maio de 2010

O Diário do Caminho : 2º Dia, 20 de Abril, Roncesvalles - Larrasoaña


Após a dureza dos Pirinéus, esta etapa foi bem mais plana e com passagem por muitos “pueblos” (povoações). Saímos às 07h00 e 3 km depois parámos em Burguete para o nosso primeiro “desayuno” (pequeno-almoço) no Caminho: bocadillos de tortilha, de presunto e de fiambre com queijo, acompanhados de leite com chocolate. Cá fora, à porta do bar passeava-se um bonito cão de raça Husky que, simpaticamente, posou para a fotografia com o António Delfino. Presumi que o cão fosse do dono do bar.

Em Lintzoain protagonizámos um dos primeiros momentos solenes do Caminho: a despedida da última “botella” do “Terras Nisa”! Após passagem pelo Alto do Erro a 840 metros de altitude (com miradouro para apreciar as vistas), deparou-se-nos uma descida com cerca de 3,5 km bastante sinuosos até Zubiri, com troços do Caminho em muito mau estado, com muitos buracos, ainda assim por nós passaram alguns ciclistas mais destemidos pedalando a velocidade considerável. Já tinha lido alguns relatos na internet sobre esta descida até Zubiri, com mau tempo inclusive.
Já em Zubiri comprámos pão, presunto e cerveja e “forrámos” os estômagos num local aprazível, junto à ponte sobre o Rio Arga. Entretanto lá foram passando alguns peregrinos, um grupo de brasileiros e um canadiano um pouco mal tratado. Após o repasto, o Delfino banhou os pés na límpida corrente do Rio Arga, eu não resisti e também fiz o mesmo e digo-vos que foi uma verdadeira bênção para os pés, que já vinham bastante quentes quer do andamento quer do calor que se fazia sentir. Ali estivemos, um primeiro e depois o outro, a desfrutar, relaxando um pouco, afinal eram momentos como este que iríamos certamente recordar para todo o sempre!


Por volta das 14h30 chegávamos a Larrasoaña e também ao final da 2ª etapa, com mais 28,8 km para o currículo! Tivemos uma tarde inteira que deu para tratar de tudo: tomar banho, lavar e estender roupa, comprar comida para o dia seguinte, conhecer a vila, beber umas “canhas” e comer umas “tapas”, ou seja, usufruir também um pouco do outro lado do Caminho! O albergue onde ficámos era pequeno, simpático e acolhedor e perto dele jantámos, num restaurante também ele simpático! Escolhemos a ementa do peregrino: “ensalada” mista com atum, “ternera” (vitela) estufada, pão, vinho, água, café solo e “chupito” (aguardente branca). Connosco jantou o grupo de brasileiros que encontrámos em Zubiri e uma alemã muito faladora e que se estava sempre a rir, achou piada aos nossos “chupitos” e quis também provar! Por volta das 22h00 recolhemos ao albergue, era bom não esquecer que o descanso era primordial para vencermos as etapas do dia-a-dia!

Texto: Sérgio Cebola
Fotos: António Delfino
1 – Início da 2ª etapa em Roncesvalles
2 – Igreja de Burguete
3 – O Husky de Burguete, posando com o Delfino
4 – Em Lintzoain, nos preparativos para a despedida da última “botella” “Terras de Nisa”
5 – Zubiri, ponte sobre o rio Arga
6 – Zubiri, Rio Arga (durante o lava pés)
7 – Em Larrasoaña

Sem comentários:

Enviar um comentário