quarta-feira, 15 de julho de 2015

Caminho Sanabrês: 11-06 (15ª Etapa: Outeiro - Santiago de Compostela, 16,2 km)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Deixei o albergue de Outeiro às 06h30 da manhã! Foi uma etapa muito tranquila e rápida, qual etapa da consagração! Só nos primeiros 3 km caminhamos em plena natureza e solidão! Depois começam a surgir mais aldeias e urbanizações, próprias da aproximação a uma grande cidade! A espaços fui-me cruzando com o Patric e com a Cristiane! Recuperei o chapéu de um  peregrino (que me pareceu ser holandês) e que seguia na minha frente! Ficou surpreso e agradado, quando lho entreguei! Todos os bares sinalizados nesta etapa ficavam fora do Caminho! A cerca de 3 km de Santiago cruzamos a linha do AVE, onde em Julho de 2013 ocorreu o fatídico acidente de comboio! A passagem superior ainda estava repleta de memoriais e homenagens às vitimas! Também lá tinha colocado recentemente um cruzeiro em pedra com um memorial! Chegado à Calle da Calçada do Sar obtive uma fantástica vista sobre as três torres da catedral! Pouco depois das 09h30 cruzei a ponte do rio Sar para, em definitivo, entrar na parte antiga de Santiago e daí rumar até à Praça do Obradoiro e à mítica catedral! Eram 10h00 da manhã! Reconheci de imediato o Ramon que passeava pela Praça, tinha chegado na véspera vindo de Silleda! Cumprimentámo-nos com alegria e com o sentido de missão cumprida (e comprida...eheheh...)! Pedi-lhe para me tirar a foto da praxe! O Ramon tinha decidido fazer 2 etapas mais compridas (Oseira/Silleda e Silleda/Santiago), para poder estar mais 1 dia em Santiago! Conseguiu os seus intentos, mas saiu-lhe do corpo...como me confidenciou! Combinei de me encontrar com ele por volta das 12h00 para assistirmos à missa do peregrino e depois almoçarmos! Segui de imediato para a oficina do peregrino que, por ser ainda inicio da manhã, não tinha muita fila de peregrinos! Levantei a minha Compostela e fui até à Porta do Caminho, para me dirigir ao albergue Estrella de Santiago, onde tinha ficado nas últimas 2 vezes que ali chegara! Paguei 20 euros por 2 noites (16 euros na época baixa)! Após a missa e o habitual ritual do abraço ao Apostolo, fomos até à Casa Manolo para almoçar! Qual não foi a minha enorme surpresa quando avistei à porta do restaurante o meu amigo de outras jornadas pedestrianistas, o Joaquim Branco! Cumprimentámo-nos efusivamente! Acabara de chegar, com um grupo de familiares e amigos da zona de Castelo Branco, do Caminho de Finisterra e iam também almoçar ao Manolo! Contei-lhe também a minha história! O mundo é mesmo pequeno! Tirámos uma foto para memória futura! O almoço decorreu tranquilo! À saída despedi-me do Joaquim&amigos e um pouco mais tarde despedi-me do Ramon com um até sempre! Fui até ao albergue para descansar um pouco, descanso que acabou mesmo por ser muito curto, pois recebi uma mensagem de telemóvel do António Moroso e da Isabel Muller que estavam a almoçar no Matias (Café Cepa)! Lá fui ao encontro deles e mais uma vez houve saudações sempre muito especiais entre amigos! Este Caminho (para mim) também foi isto, o reencontro com os (novos) amigos desta peregrinação e reencontro com (velhos) amigos de outras jornadas! Enquanto eles acabavam de almoçar brindámos a isso mesmo, ao Caminho e à amizade! Passeámos pelo casco velho da cidade, bebemos umas "canhas" n'O Bispo! Por volta das 19h00 fui albergue deixar algumas coisas e colher a roupa! às 19h30 acompanhei-os à missa do peregrino! Na missa reencontrei as 3 amigas peregrinas portuguesas, o Patric e o Ives (há quanto tempo não via o Ives...)! Já cá fora, quando nos dirigíamos para o Gato Negro para beber um copo de vinho, assistimos a um excelente concerto de um banda filarmónica! Logo depois reencontrei os 4 simpáticos peregrinos espanhóis das Canárias e o Carlos das Astúrias! Da Zelinda, Daniel, Gerard, Vicenzo, Juliano e Plácido, nem sinal! Após o aperitivo no Gato Negro, fomos jantar ao restaurante Rainha, o António e a Isabel comeram um prato à base de massa e eu optei por "chipirones" (chocos pequenos fritos), tudo regado com um bom tinto! Fomos digerir o repasto com um passeio, que incluiu a visita às arcadas da Praça do Obradoiro para assistirmos ao sempre divertido espetáculo proporcionado pela Tuna Académica da Universidade de Santiago! Por volta das 24h00 recolhemos aos nossos aposentos para um descanso merecido! Eu ficaria mais um dia em Santiago e os meus amigos mais 2 dias!


Sem comentários:

Enviar um comentário