terça-feira, 14 de julho de 2015

Caminho Sanabrês: 10-06 (14ª Etapa: A Laxe - Outeiro, 33,1 km)

Às 06h20 da manhã iniciámos a jornada de Caminho! A penúltima etapa do Caminho Sanabrês a Santiago de Compostela! Eu, as 3 peregrinas portuguesas e os 4 peregrinos das Canárias! Seguimos praticamente juntos até à bonita e antiga ponte de Taboada, sobre o rio Deza! Entre algumas fotos e amena cavaqueira percorremos os primeiros 5 km! Depois de cruzado o rio despedimo-nos com um até breve! Cada um tinha a sua passada! Para além disso a etapa deles seria mais curta que a minha: ficariam em Puente Ulla enquanto eu subiria até Outeiro! Perto das 10h00 fiz a primeira das 2 paragens previstas para esta jornada, em Bandeira! 7 km antes tinha passado por Silleda, onde o Ramon e o Carlos tinham ficado no dia anterior! Em Bandeira comprei fruta, pão e fiambre! Parei depois no bar Atly onde pedi o habitual Aquarius com gelo e limão, que acompanhei com uma sandes de fiambre e fruta! O Aquarius tinha a dupla função (sendo uma bebida isotónica) de, ao mesmo que hidratava, renovava as energias! Por vezes bem que me apetecia mais uma "canha", contudo, não me arrependo de, em boa hora, ter decidido que bebidas alcoólicas só depois da jornada de Caminho! De Bandeira para a frente fui encontrando cada vez mais peregrinos! Antes da acentuada descida para Puente Ulla parei numa fonte para beber água, lavar a cara e cabeça e reabastecer as garrafas! Em Puente Ulla carimbei a credencial na "panadaria" O Forno de Ulla e parei (à semelhança de outros peregrinos que continuavam para Outeiro) num supermercado Dia para comprar o almoço e jantar! Não havia certezas quanto à hospitaleira confecionar refeições para os peregrinos (dependia muitas vezes do seu humor...) e como era uma aldeia sem serviços, nada como ir prevenido! Seriam 4,5 km em subida até ao final da etapa, pelo que às 13h30 chegava ao albergue de San Pedro de Vilanova, na aldeia de Outeiro, Ayuntamiento de Vedra, a apenas 16 km de Santiago! Após o merecido banho retemperador, almocei na cozinha do albergue: feijão com chouriço, pão e fruta! Durante o tempo que estive a descansar no meu beliche, notei com agrado, que as bolhas tinha secado e as manchas na pele já tinham quase desaparecido na totalidade! Ao final da tarde dei um passeio até Capilla de Santiaguiño nas imediações do albergue! Era dos poucos pontos de que me lembrava da minha passagem por ali em Outubro de 2007, muito por causa da acesa discussão entre o António Pimpão e o António Almeida, a propósito do nome da Capela...eheheh...! Defronte do templo estava uma fonte de onde brotava água muita fresca e límpida, que bebi e aproveitei para reforçar as minhas garrafas! Perto das 20h00 fiz uma salada mista com filetes de cavala, que acompanhei com pão fresco e uma lata de cerveja Estrella Galicia! Terminei com fruta! Troquei algumas msgs de telemóvel com os meus amigos António Moroso e Isabel Muller que no dia seguinte também chegariam a Santiago, vindos do Caminho Inglês! Em Puebla de Sanabria tinha ficado a saber, com muita satisfação, que chegaríamos no mesmo dia! Combinámos de nos encontrar no dia seguinte! Reparei que tinham chegado ao albergue 2 bicigrinos portugueses! Reencontrei também nesse dia os franceses Patric e Cristiane! Calculei que a Zelinda e restantes amigos estivessem em Silleda talvez...! Após o jantar desfrutei de um bom momento de reflexão sentando junto  a uma das enormes vidraças do albergue que proporcionavam uma vista bastante privilegiada pelas imediações! Um agricultor chegava com a sua vaca da pastagem, acompanhado pelo fiel amigo de 4 patas! Como seria pacata e tranquila a vida por ali...! Senti inveja daquela paz...era tão bom que as nossas vidas fossem assim...! Tentava sempre tirar ensinamentos do Caminho para o dia-a-dia, mas não era fácil pô-los em prática...confesso...terei que continuar a tentar...!