quinta-feira, 9 de julho de 2015

Caminho Sanabrês: 08-06 (12ª Etapa: Ourense - Oseira, 30,9 km)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Deixei o albergue de Ourense às 06h18 da manhã! A cidade começava também a acordar, era 2ª feira, dia de trabalho! Os meus companheiros decidiram tomar o pequeno-almoço na Casa Bedoya! Eu, com sempre, fi-lo no albergue: fruta fresca e 2 iogurtes! Depois da bonita ponte romana, o Caminho oferecia 2 opções aos peregrinos: à direita por Tamallancos e em frente por Canedo! Ambas as hipóteses bem sinalizadas! Como em 2007 tinha optado por Tamallancos, deste feita segui em frente pela Avenida das Caldas (Termas) até Canedo! É 1 km mais curta que por Tamallancos, mas em contrapartida, tive que ultrapassar a íngreme e prolongada subida da Costiña do Canedo (com um desnível de 275 metros em 2,1 km)! Como dizem os peregrinos espanhóis "una subida de puta madre!"..eheheh...! Em Reguengo e para repousar um pouco da forte pendente da Costiña do Canedo, parei por breves minutos na Casa Cesar! Carimbei a credencial e falei um pouco com o simpático proprietário, que me disse conhecer bem Portugal! Disse-me que passava por ali alguns peregrinos portugueses! perguntei-lhe (em jeito de piada) se passavam também por ali turigrinos! "y taxigrinos...!" respondeu de imediato, entre risos...!
 
Às 10h30 da manhã parei na praça central de S. Cristovão de Cea! Refresquei-me e reabasteci as garrafas, numa bonita e antiga fonte de várias bicas! Na esplanada do bar Plaza bebi um Aquarius com gelo e limão, que acompanhei com fruta fresca e frutos secos! Na mesma esplanada descasava também um grupo de 4 jovens peregrinos (2 rapazes e 2 raparigas) que falavam espanhol mas com sotaque carregado, pelo que não deveriam ser espanhóis! Abro um parenteses para dizer que a variante por Canedo enlaça com o Caminho principal em Casas Novas, 2 km antes de Cea! Antes de retomar a jornada de Caminho, comprei pão de Cea (muito reconhecido...), fruta, iogurtes e charcutaria.  À saída de Cea, surge a sinalética por Piñor e por Oseira! Segui, como já tinha previamente decidido, para a direita para o Mosteiro de Oseira! Às 13h00 chegava à localidade de Oseira, cujo ex-libris é o seu imponente Mosteiro de Santa Maria de Oseira, fundado no século XII por monges beneditinos, que poucos anos mais tarde, passou para a Ordem de Cister!  Atualmente aqui vive pouco mais de uma dezena de monges debaixo da rigorosa disciplina da Ordem de Cister! Conta com um austero e muito modesto albergue de peregrinos, mas que, e reforço uma vez mais, tem tudo o que um peregrino necessita! Contudo deve ser bastante frio de inverno! Apenas deixo uma crítica que, espero, seja construtiva, ou seja, sendo um albergue da igreja, deveria pedir donativo ao invés de cobrar taxa fixa de 6 euros! Durante a tarde desloquei-me com o Ramon até ao único bar aberto naquele dia, por sinal, o mesmo onde já tinha estado em 2007!
 
Entre umas "canhas" pusemos a conversa em dia, na companhia do Carlos, um peregrino espanhol, creio que das Astúrias, com quem me tinha cruzado em Xunqueira de Ambía! Às 19h30 todos os peregrinos presentes no albergue (creio que seríamos uns 12...) foram ter com o hospitaleiro, - qual anfitrião-, que nos conduziu pelos cantos e recantos do mosteiro, para que pudéssemos assistir e tomar parte nas "vésperas" protagonizadas pelos monges! A cada peregrino foi distribuído um livro para participarem nos cânticos! Foi um momento muito especial, de reflexão e de paz espiritual! Por volta das 20h30 eu, o Ramon, o Carlos e as 3 peregrinas portuguesas Helena Martins, Cristina Umbelina e Maria Lobo, fomos até ao bar para comer qualquer coisa, que, no meu caso, foi uma tortilha francesa e um copo de vinho! Infelizmente os preços que ali praticavam eram mais para turistas do que para peregrinos...o que fez com tivéssemos tido alguma contensão na hora dos pedidos! Tirei uma foto com as amigas portuguesas...muito simpáticas e divertidas...um estado de espirito que ajudava a ultrapassar algumas agruras do Caminho!


Sem comentários:

Enviar um comentário