terça-feira, 7 de julho de 2015

Caminho Sanabrês: 06-06 (10ª Etapa: Laza - Xunqueira de Ambía, 32,8 km)

 
 
 
 
 
 
 
 
Às 06h20 da manhã deixava o albergue de Laza na companhia do Ramon (peregrino de Madrid que começara o Caminho em Puebla de Sanabria). Fizemos a etapa sempre juntos, excelente companheiro de jornada! Após a Ermida de Tamicelas (ao km 6,5) começa a dura subida até Alberguería (5,2 km)! Primeiro por caminho de terra batida e depois por caminho pedregoso! Lembrava-me principalmente daquele trilho pedregoso em ascenso aquando da minha passagem por ali em 2007! Lá fomos subindo gradualmente, com algumas pausas para beber água e para tirar algumas fotos! Pouco depois das 09h00 da manhã chegávamos a Alberguería e ao mítico Rincón del Peregrino (bar das conchas) do Luís Sandes! Havia musica de fundo, mas o bar estava fechado, segundo nos disseram 2 habitantes locais, o Luís tinha ido comparar pão numa povoação ali perto! Tirámos fotos no alpendre do bar, também enfeitado com inúmeras conchas! Comemos fruta e frutos secos que trazíamos nas mochilas! Pouco tempo depois chegaram os bicigrinos portugueses de Vila Real! Felicitaram-nos por já ali chagarmos tão rapidamente, ainda por cima após a dura subida! Resolvemos retomar o Caminho, pois o Luís parecia estar demorado!
 
Por volta das 11h00 da manhã chegámos a Vilar do Barrio! O Ramon queria cumprimentar umas pessoas que tinham amigos em comum! Contudo não se encontrava ninguém em casa! Ficou a vizinha com a mensagem que o Ramon passara por ali! Entrámos no Café-Bar Manuel para retemperar forças! A senhora do bar ofereceu umas tapas de "empanada"! Conhecemos um figura e tanto neste bar! Um português de seu nome Manuel António Morereira de A-Ver-o-Mar (Póvoa de Varzim)! Já tinha corrido meio mundo, com várias ocupações, entre as quais, músico de rua! Fez-nos companhia enquanto ía bebendo licores de café, bastante falador e parecia já estar um pouco para lá do meio...eheheh...! Mais reconfortados e com energias renovadas, avançamos para os derradeiros 14 km da etapa! Em Quintela, um pouco antes do final da etapa, parámos numa fonte para refrescar a alma e matar a sede! Às 14h12 chegávamos ao albergue de Xunqueira de Ambía (que fica num pavilhão, antes da localidade). O Ramon já tinha previamente decidido que ficaria numa unidade de turismo rural em Xunqueira, pois queria ver tranquilamente a final da Liga dos Campeões, entre o Barcelona e a Juventus! Na cozinha do albergue tive uma agradável surpresa: ali estava a nossa amiga Zelinda! Cumprimentei-a calorosamente perguntando-lhe como se encontrava! Disse-me que estava bem mas que teríamos que por a conversa em dia! Percebi que ela precisava de falar sobre o que sucedera em Lubián! A seu tempo falaríamos, não queria pressioná-la de forma alguma, a conversa teria que acontecer naturalmente e sem pressões, para chatices já bastava o que lhe tinha sucedido em Lubián! A Zelinda estava na companhia de alguns (novos) amigos que me apresentou: 3 italianos, o Plácido, o Vincenzo e o Juliano! 2 franceses, o Daniel e o Gerard (este a viver na Alemanha)! Não foi preciso muito tempo de conversa para perceber que era tudo gente muito boa!
 
Mais tarde o Ramon também voltou ao albergue para por a conversa em dia com a nossa amiga! Durante a tarde passei pelo centro de Xunqueira de Ambía, fiz compras numa "tienda". Reparei que o centro de saúde estava fechado! Continuei a por a pomada que comprara de véspera! Decidi aceitar o conselho da Zelinda! No dia seguinte iria ao médico em Ourense e faria um banho termal, que era gratuito, nas águas termais junto ao rio Minho! Sentei-me tranquilamente na praça central de Xunqueira e, mais tarde, tirei umas fotos à igreja românica! Percebi que por ali se preparavam os festejos do Corpo de Cristo! Mais tarde combinei com a Zelinda e com os italianos e franceses de irmos todos jantar ao restaurante! Estava necessitado de uma refeição quente! A ementa teve caldo galego, carne de porco de jardineira com caril, gelado, água fresca e vinho tinto! A Zelinda gracejou dizendo-me para beber pouco vinho por causa da alergia! A água seria melhor para limpar o organismo! Fazia sentido! Contudo retribui-lhe a graça, dizendo-lhe que o vinho tinto também tinha água! Assistimos à primeira parte da Liga dos Campeões que o Barcelona vencia por 1-0! Chegámos ao albergue no preciso momento em que o sol se escondia no horizonte, acontecimento sempre único e maravilhoso, proporcionando algumas fotos para registar o momento, antes do recolher...!


Sem comentários:

Enviar um comentário