segunda-feira, 14 de maio de 2012

Caminho Primitivo: Dia 11 (24 de Abril: Pedrouzo de Arca - Santiago)

Às 07h30 da manhã, sob um inicio de manhã muito auspicioso, com o sol a querer perder a timidez dos últimos dias e a romper com algum brilho, lá começámos a derradeira etapa até Santiago de Compostela! 20,3 km nos separavam da Praça do Obradoiro! Mochila à vista, chapéu e óculos de sol, coisa rara durante o Caminho! Parámos inevitavelmente no Monte do Gozo, a 4,5 km de Santiago, para retemperar forças e tirar algumas fotos! Em 2010 havia por aqui uma roulote a vender comes e bebes, talvez por ser Ano Santo! Desta vez não havia por ali quem vendesse uma garrafa de água, pelo menos nas imediações do monumento ao Monte do Gozo! Foi uma etapa tranquila com aquela sensação de missão cumprida (e comprida uma vez mais...). Algumas fotos pelo meio, à medida que nos íamos aproximando do nosso destino! Entrámos pela cidade quase sem darmos conta disso e às 12h00 chegávamos à Praça do Obradoiro, mesmo a tempo da missa do peregrino e ao som da gaita de foles, que uma vez mais nos dava as boas vindas! Alguns pingos de chuva à chegada, mas poucos felizmente! A emoção da chegada é sempre única e diferente! As primeiras fotos de grupo foram-nos tiradas, imaginem, pela Elena Gomez, a simpática senhora que em 2011 (Caminho Português) nos tinha arranjando quartos, reconheceu-nos! Voltamos a fazer um excelente negócio com a Elena! Reservámos logo para 2 noites, tudo por 25 euros, com direito a cozinha também (não digam a ninguém)! Pelo menos quando regressássemos de Fisterra, a procura de quarto seria menos um problema! Assistimos à missa, demos o abraço ao Santo e tivemos direito à cerimónia do botafumeiro! É sempre uma emoção muito forte este momento, o vai vem pela catedral ao som daquela canção mágica! Um verdadeiro bálsamo para os peregrinos! Reencontrámos o Jacob na catedral, disse-nos que seguiria a pé até Fisterra! A seguir à missa fomos levantar a compostela à oficina do peregrino, fomos aos quartos deixar as mochilas e almoçámos na Casa Manolo (muito boa relação preço/qualidade!), 9 euros por pessoa, penso que o vinho se paga à parte, mesmo assim vale muito a pena! Trata-se da mesma casa onde tinha jantado com Leonel e com o Alexandre Bittar em 2011, após regressarmos do Caminho de Fisterra! Depois de almoço acompanhámos o Manuel à estação de comboios, regressaria ao Porto ainda no final dessa tarde! Pouco depois das 17h30 partiria de comboio até Vigo, depois mudaria para outro comboio e seguiria até ao Porto onde chegaria por volta das 22h00! Para mim (e se calhar para todos..) foi uma surpresa o Manuel regressar ainda nessa dia! Mas era compreensível, já começavam a ser muitos dias fora de casa, ainda por cima com uma filha pequena! Despedi-mo-nos do nosso Amigo com um até sempre, desejando-lhe um bom regresso a casa! Aproveitámos e fomos até à estação dos autocarros e comprámos logo os bilhetes para o Porto! No regresso aos quartos bebemos "una canha" num bar ali perto! Depois fomos tomar um merecido banho e repousar um pouco! O resto da noite ficou marcada pelo jantar no Manolo, pela eliminatória que o Barcelona perdeu com o Chelsea na Championes League e pelo facto de (quase) ter ficado na iminência de fazer o Caminho de Fisterra em solitário, não fosse a decisão"in extremis"do Pimpão em acompanhar-me! Eu faria o Caminho de qualquer forma, mas não posso deixar de louvar a atitude solidária do Pimpão!

Fotos (autoria): António Delfino, António Pimpão, Manuel Correia e Rosalino Castro