quinta-feira, 2 de julho de 2015

Caminho Sanabrês: 03-06 (7ª Etapa: Puebla de Sanabria - Lubián, 31,1 km)

 

 
 
 
Começámos a caminhar todos à mesma hora, às 06h50! Quando digo todos, incluo-o também para além do "meu" grupo, os peregrinos das Canárias e o peregrino de Madrid, de seu nome Ramon! Eu tomei, como habitualmente, o pequeno-almoço no albergue! Os outros peregrinos optaram por ir ao bar em frente ao albergue que abria às 06h30! Entre Requejo de Sanabria e Padornelo estava sinalizado um desvio por força das obras da linha do AVE! Verdade seja dita que já estava desperto para este desvio, quer por estar muito bem referenciado no meu guia Gronze, quer também por me ter sido transmitido pelo meu amigo e companheiro de tantas jornadas, António Pimpão, que fizera este Caminho em 2014! Alguns peregrinos não respeitaram a indicação do desvio e continuaram pelo Caminho original...! Escusado será dizer que se vieram a arrepender...! Às 11h40, na companhia do Abdulah e da Sophie, parei num bar-restaurante em Padornelo! Já lá estava um bicigrino que vi pela primeira vez e um pouco mais tarde chegou o Ives! A seguir a Padornelo novo desvio em virtude das mesmas obras! Em situação normal o Caminho seguiria para a direita em direção a Aciberos, o desvio mandava para a esquerda! Foram voltas e mais voltas para chegar a Lubián! Ainda assim o desvio passava por uns troços de bosque com alguma sombra! Às 13h30 chegava finalmente à bonita e típica aldeia de Lubián!
 
Refresquei-me numa fonte à entrada da povoação! Já fizera o mesmo noutra fonte à entrada de Padornelo! Era o prenúncio de que se estava já muito perto da Galiza! Desnível mais acidentado, mas também mais fontes de água pura e fresquíssima! Aliás, Lubián era a última povoação que o Caminho Sanabrês atravessava em Castilla y León! O albergue tinha aspeto de novo, mas bastante modesto, ainda assim com tudo o que era necessário! Às 17h00 dei um passeio pela aldeia e fiz compras numa tienda! Às 20h00 jantei no albergue com o Ramon e o Abdulah! Repartimos sopa de verdura, salada com milho e atum e uma comida típica marroquina, algo picante que o Abdulah confecionara, cerveja e fruta! Após o repasto demos um passeio mais demorado pela aldeia! Numa pequena praça no centro encontrámos a Zelinda que vinha de regresso do jantar no restaurante! Ficámos algum tempo sentados num dos bancos da praça em amena cavaqueira! Pouco depois passaram a Cristiane, o Patric e o Ives que vinham também do jantar! No regresso ao albergue chamou-nos a atenção a música de câmara que saia da igreja! Dei uma espreitadela e escutei! Era de facto uma melodia que convidava a ficar e nos dava uma imensa paz de espirito!
 
Às 22h30 ocorreu um episódio infeliz e lamentável que envolveu a Zelinda, o Abdulah e a Sophie! Sem adiantar (para já...) mais pormenores, apenas digo que a situação culminou com a Zelinda a arrumar a mochila e a sair porta fora para ir dormir para a igreja! O Ramon tentou demove-la várias vezes, sem sucesso! Mas não a deixou sair sem que ficasse com um dos nossos contactos! Eu acordei meio atarantado com a cena (não que tivesse ficado surpreso com o sucedido...já há algum tempo que antevia algo do género...), mas nunca pensei que fosse suceder aquela hora e já com  o pessoal a descansar! Fiquei consternado quando o Ramon me inteirou da situação! E ficámos, naturalmente, preocupados com a nossa amiga! Contudo, o ocorrido também nos demonstrou que ela era uma mulher de muita coragem! Que Santiago a protegesse, era tudo o que naquele momento pedíamos! Quero dizer, era quase tudo o que pedíamos, porque também queríamos que Santiago pusesse, de novo, a Zelinda no nosso Caminho!


Sem comentários:

Enviar um comentário