quarta-feira, 1 de julho de 2015

Caminho Sanabrês: 02-06 (6ª Etapa: Mombuey - Puebla de Sanabria, 31,9 km)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Já tinha saído do albergue quando me lembrei que não tinha deixado o meu donativo. Voltei atrás para deixar a minha contribuição e esperei pela Zelinda que também fazia o mesmo! Começámos a caminhar eram 06h55! A paisagem estava a mudar à medida que nos aproximávamos da Galiza, com caminhos e trilhos de bosque frondoso e muito sombrio, o que ajudava bastante por causa do calor! A primeira pausa ocorreu em Asturianos! Parámos num bar perto da estrada nacional, já lá estavam a Sophie e o Abdulah! Enquanto retemperámos forças, com um mini repasto matinal, que inclui empanada que a Sophie e o Abdulah nos ofereceram, o nosso amigo marroquino foi metendo conversa com um simpático habitante de Asturianos que nos disse ter sido, em tempos, um locutor da TV e Rádio em Espanha, bastante conhecido! Disse-nos que iríamos começar a passar por zonas muito bonitas do Caminho Sanabrês à medida que íamos deixando para trás Castilla y León e entrávamos na Galiza! Que podíamos beber água em todas as fontes porque era bastante cristalina e pura!
 
Retomámos o Caminho e voltámos a parar na pequena aldeia de Triufé! Não havia serviços, socorre-mo-nos do que tínhamos nas mochilas! Recebi um telefonema de Nisa, do Leonel Gomes e do meu cunhado António Delfino, querendo saber novidades do Caminho! Às 14h54 chegávamos à bonita e altaneira localidade de Pubela de Sanabria! Deu para perceber, pelas placas junto à estrada nacional, que estávamos muito perto de Portugal (Bragança), a precisamente 41 km! O albergue Casa Luz ficava na parte baixa da povoação, um pouco antes de cruzar a ponte sobre o rio Tera, custava 12 euros sem pequeno-almoço, ao contrário do que informava o guia Gronze! Tratava-se de um bom albergue, ainda assim pareceu-nos um valor um pouco exagerado! Fui ao centro de saúde, pois tinha uma serie de picadas e algumas bolhas que achei serem do calor! A médica que me atendeu disse-me para tomar 1 comprimido polaramide à noite e fazer gelo. Fiz compras num supermercado Coviran perto do albergue! Depois de cruzar o rio Tera, subi a enorme escadaria até ao centro histórico de Puebla de Sanabria, tirei algumas fotos, nomeadamente, ao bonito e bem conservado castelo. Aproveitei para levantar dinheiro!
 
Ao regressar ao albergue não pude deixar de reparar na apetecível praia fluvial junto ao rio! Ainda pensei em fazer um banha pés (que bem precisavam...), mas já era um pouco tarde e tínhamos combinado fazer o jantar no albergue, não queria chegar atrasado, pois poderia ser necessário ajuda! A Zelinda confecionava o repasto, com a ajuda do Abdulah: uma massa típica de Itália e salada mista! As senhoras compararam a comida e os homens compararam o vinho! A dona do albergue ofereceu-nos peixe do rio que o Abdulah teve a gentileza de fritar em azeite, depois de passados por farinha! À mesa estavam o Abdulah, a Sophie, o Patric, a Zelinda, o Ives, a Cristiane e eu. Estavam também no albergue um grupo de 4 peregrinos espanhóis das Canárias e um peregrino de Madrid, entre outros! Já mais à noite tirei uma foto de Puebla de Sanabria "by night" e aproveitei para usufruir um pouco da internet gratuita do albergue, publicar umas fotos e por a conversa em dia! Às 22h30 fui dormir e renovar energias para a jornada seguinte!


Sem comentários:

Enviar um comentário