segunda-feira, 29 de junho de 2015

Caminho Sanabrês: 31-05 (4ª Etapa, Tábara - Santa Marta de Tera, 22,7 km)

 

 
 
 
 
 
 
A alvorada foi às 06h00, em ambiente muito tranquilo, quase zen...com canto gregoriano (o hospitaleiro tinha-nos perguntando, em jeito de piada, se queríamos acordar com Led Zeppelin ou com canto gregoriano...eheheh....)! Tomámos o "desayuno" no albergue, muito variado e completo, havia café e leite, torradas, bolos e compotas variadas! Às 06h50 e depois do Hospitaleiro Almeida me ter tirado uma foto com o Patric, a Cristiane e a Zelinda (foto 1), despedimo-nos calorosamente do nosso anfitrião e seguimos Caminho em direção a Santa Marta de Tera! Ainda em Tábara não resisti a fotografar o sempre momento único do nascer do Astro Rei (foto 2)! O Caminho oficial passa por Bercianos de Valverde, contudo e como esta povoação não dispõe de qualquer serviço, foi sinalizada uma variante por Villanueva de las Peras, 200 metros mais curta e com serviços! Optei pela variante, assim como a maioria dos peregrinos que comigo caminhavam nessa manhã!
 
Às 10h00 chegámos a Villanueva de las Peras para uma pausa muito retemperadora! Sentei-me na esplanada do Albergue Alameda, na mesa onde já estavam a Sophie e o Abdulah, pouco depois chegou a Zelinda! Por ali estavam já também alguns peregrinos com quem me tinha cruzado ao inicio da manhã! Como a etapa era bastante curta, pouco depois do meio-dia, mais precisamente às 12h12 chegava ao albergue de Santa Marta de Tera! Alguns peregrinos tinham ficado antes da travessia do rio Tera (foto 3), mais precisamente em santa Croya de Tera, 1,5 km antes de Santa Marta de Tera! Após o banho retemperador e reparador e um momento de descanso noa albergue, fui até uma "tienda" local que abriu de propósito para os peregrinos (era dia festivo e estava quase tudo fechado por ali...), comprei comida&bebida para o jantar e para o início do dia seguinte! Percebi, pelos preços praticados, que dona da "tienda" se aproveitava sobre maneira do facto de não ter concorrência por aquelas bandas...! Ainda assim, sempre se poupam alguns euros em relação ao restaurante! Já mais à tarde deambulei pela praça central de Santa Marta de Tera, visitei o cemitério, nas traseiras da igreja e onde se encontra a estátua mais antiga que é conhecida do Santiago Peregrino (foto 4)!
 
Na receção da igreja estava uma senhora que carimbou a credencial e que nos explicou que, como era dia festivo, não seria cobrado qualquer valor no albergue! Disse ainda que às 18h00 haveria uma visita guiada à igreja para todos os peregrinos que manifestassem interesse e que custaria 1 euro por pessoa. Não demos o tempo por mal empregue, a visita foi interessante, à igreja e museu, (fotos 5, 6 e 7)! Entre as várias explicações que a guia nos deu, houve uma que mereceu particular destaque e que se prende com um fenómeno de luz equinocial que ocorre em cada determinado período de tempo! Trata-se de um fenómeno que chama muitos turistas a este templo românico. O dito acontecimento, como nos explicou a nossa anfitriã, ocorre 2 vezes por ano e coincide com os equinócios do Outono e Primavera! O sol penetra no altar principal da igreja, através do óculo da cabeceira e ilumina o capitel situado á esquerda da abside. Este fenómeno de luz equinocial foi descoberto há mais de uma década pelo já falecido e à data pároco de Santa Marta de Tera, Julián Acedo, que foi o principal divulgador desta dita maravilha da natureza! Os dias em que ocorre este fenómeno são a 21 de Março  e a 23 de Setembro (fotos 6, 7 e 8)!
 
Depois da visita e enquanto nos encaminhávamos para o albergue, notei que o tempo dava alguns sinais de mudança, algumas nuvens e aquele ar próprio de trovoada, ou de "tormenta" como se diz por Espanha! Notei que as minhas 2 bolhas estavam estáveis! O jantar foi composto por canja (daquelas instantâneas tipo Knorr...), mas só o facto de ser comida quente já era, só por si, retemperador! Depois feijão com chouriço (enlatado) e aquecido no microndas! Reguei o repasto com um pouco de vinho que a Cristiane gentilmente me ofereceu! Um pêssego para rebater! Pelas 22h00 começamos a recolher aos beliches! O descanso era sagrado e determinante para as jornadas seguintes!


Sem comentários:

Enviar um comentário