quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Caminho Português da Costa: dia 26-09 - (Sé do Porto-Refugio Sra. da Hora) - o prólogo!

A viagem Nisa/Ródão e Ródão/Porto foi muito tranquila! Às 12h40 já nos apeávamos do Intercidades na Campanhã para logo apanhar o comboio urbano até à Estação de S. Bento (gratuito para quem chegue à cidade pelo IC). Às 13h00 lá chegámos ao destino final da nossa viagem. Saímos da Estação contemplando o magnífico painel de azulejos! O meu amigo António Ramos propôs-me uma visita pelas imediações para revisitar alguns locais por onde tinha trabalhado no seu inicio de carreira. Visitámos o Mercado do Bolhão, os Aliados, a Batalha, a Rua de S. Catarina e o Coliseu! Junto à Estação de S. Bento degustámos um prato de Rancho, regado com tinto da região, o primeiro repasto no Caminho! Fomos andando até à Sé Catedral, contempla-mo-la por fora e por dentro, tivemos o nosso momento de reflexão pré-Caminho, colocámos o 1º carimbo! Ao nosso encontro veio um velho amigo do António Ramos, o Lázaro que connosco percorreu os primeiros metros do Caminho, nãos sem antes deitarmos um último olhar ao Douro e à Ribeira! Pelo meio tomámos um par de finos num bar à beira da estrada (Circunvalação). Às 18h30 chegámos ao Refugio da Sra. da Hora (donativo), onde já nos aguardava o Abel Ribeiro e um amigo seu! Depois das 19h00 veio ter connosco o Nuno Marques e na sua companhia visitámos o albergue do Mosteiro de Vairão, depois jantámos na Maia e realizámos um périplo noturno pela Ribeira, já na companhia do Silveiro Santos, fechando a noite com uma bebida numa das muitas esplanadas ribeirinhas! O Nuno deixou-nos no Refugio com um até breve! Ainda lá estava o Abel e o seu amigo! Quanto a nós despedi-mo-nos, pois teríamos que descansar e recarregar baterias para a jornada seguinte até à Póvoa de Varzim!

Nota: Em determinada altura e sem nos darmos conta, começámos a  seguir as setas amarelas do Caminho de Braga (como nos confirmou mais tarde o Abel Ribeiro), o que nos fez, não só desviar do Caminho Central, como também andar um pouco mais do que o previsto! Seria conveniente e aconselhável que, quem de direito, assinalasse de forma visível, um e outro Caminho, principalmente para quem não é do Porto ou não conhece a cidade. Fica a sugestão!

Foto do Porto à noite (Silverio Santos)