quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Caminho Português da Costa: 28-09 - Póvoa de Varzim/Marinhas (Esposende)

Saímos pouco depois das 07h00 da manhã, ainda o dia começava a clarear. Tal como o hospitaleiro nos pedira, deixámos as chaves do albergue na igreja em frente e partimos rumo a mais uma etapa! Mais uma vez caminhámos sempre com o mar e praia à vista, foi assim até A-Ver-o-Mar e até Aguçadoura, onde parámos para tomar o pequeno-almoço, numa boa altura pois recomeçava a chover, ainda que ao de leve. O bar onde parámos estava a abrir pelo que aproveitamos para uma pausa. Logo depois passámos pelo primeiro peregrino no Caminho, neste caso um peregrina alemã, que nos pediu que lhe retirássemos os bastões da mochila. Mais à frente passámos por vastas plantações de couves. Atravessámos Apúlia à hora da missa e em Fão carimbámos a credencial nos Bombeiros. Atravessámos tranquilamente a cidade de Esposende até chegarmos a Marinhas e ao albergue (donativo) gerido pela Cruz Vermelha. Eram 13h00, só abria às 15h00, deixámos as mochilas e fomos almoçar. Depois ainda repousámos um pouco no jardim perto do albergue. Mais tarde chegaram 4 peregrinos: um casal americano, 1 espanhola e uma peregrina da Letónia. A tarde foi animada por um festival de folclore junto ao albergue. Tivemos uma agradável surpresa durante a tarde, a visita do Nuno Marques. Fomos tomar uma bebida e por a conversa em dia no mesmo restaurante onde almoçámos e onde acabámos por jantar. De salientar que o albergue tinha internet gratuita. Pelas nossas contas fizemos cerca de 25 km entre a Póvoa e Marinhas!

Foto do albergue de Marinhas: visiteesposende.wordpress.com