segunda-feira, 13 de outubro de 2014

7 anos e 7 Caminhos depois, ficam as emoções, os amigos e uma incontornável vontade de voltar!





"(...)Os Caminhos de Santiago já ultrapassaram o seu significado puramente religioso(...)como qualquer outra peregrinação,(...)pressupõem um itinerário, mas não se esgotam nele. Há uma motivação. Uma vontade de despertar a busca interior, promovendo assim o enriquecimento espiritual e cultural."
(A Alma das Pedras, Paloma Sanchez-Garnica)

"(...)Somos tão pequenos, quando comparados com a grandiosidade da paisagem, mas no fundo nunca nos sentimos tão grandes! Sentimo-nos livres. Estamos em paz."
(14: Uma Vida nos Tectos do Mundo, João Garcia)

"A pé sempre em torno da terra, a pé sempre em torno do mar, sempre em torno do sol, da lua e das estrelas(...)"
(Jacques Prévert)

Cheguei! Chegámos! Foram 17 jornadas vividas com uma intensidade que não tem paralelo no quotidiano, que designamos por vida real! Cada dia tem a sua história para contar, sempre diferente, porque aqui não há espaço para a monotonia! Do Porto a Santiago, pela costa, pelo Salnês, ficam as fotos da máquina e os retratos da alma! De costa a costa, fica a diversidade da paisagem, da cultura, dos usos e costumes, dos saberes e dos sabores, das pessoas, dos Amigos...ai os Amigos...que conforto nos dão! 

Não consigo eleger um Caminho, porque talvez não haja um Caminho, há sim o Caminho, sempre diferente, porque aqui não lugar para a indiferença, porque ninguém fica indiferente ao Caminho! Ficam-me da 7ª travessia, algumas (muito poucas) agruras ultrapassadas com determinação, mas ficam-me em dobro as boas recordações, as emoções! Fica-me a sensação nostálgica da intensidade com que vivi cada momento, mas ao mesmo tempo uma sensação de impotência porque querer ter sentido mais, por querer ter desfrutado mais, por querer ter vivido mais! Se calhar é este sentimento misto, qual angustia, que nos faz sentir uma saudade eterna e querer voltar ao Caminho...sempre!

Cheguei! Chegámos! Cheguei com uma vontade imensa de partilhar o diário do Caminho da Costa, no sentido de que o mesmo sirva como um pequeno subsídio e de impulso para todos os que queiram abraçar este itinerário a Compostela! Servirá como um pequeno guia, mas também nele haverá espaço para o sonho, para a imaginação, para a contemplação! Num mundo que cada vez corre mais rápido por nós, falta-nos tempo para o vivermos, para desfrutarmos das coisas boas, no fundo das coisas simples, que no dia-a-dia, nos passam indiferentes, mas no Caminho não há lugar para a indiferença, veja-se o momento de rara beleza que foi ouvir o recital de coros polifónicos na igreja de S. Francisco de Assis em Santiago! Que paz de espírito!

E os Amigos! Amizade para a vida! A que o Caminho fez e a que o Caminho fortaleceu! Os momentos de partilha! Brindar aos Amigos! Quero saudar todos os amigos do Caminho da Costa, todos sem exceção, porque todos foram determinantes no momento certo! Aos de quem nunca saberei o nome e aos outros também: ao António Ramos Amaro com quem mais partilhei o Caminho da Costa, ao Abel Ribeiro (Refugio da Sra. da Hora), ao Nuno Marques, ao Silvério Santos, ao Carlos Gonçalves (Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo), ao hospitaleiro do albergue de Mougás (e ao seu irmão), ao Luís Freixo, à Marta Martin Alonso, ao Wolfgang, ao Alberto (albergue/Proteção Civil de Vilanova de Arousa), ao António Carrasco e à Ivone Santos por terem aceite o meu desafio e com quem partilhei momentos que perdurarão!

Cheguei! Chegámos! E já me apetece partir!

Fotos de António M C Carrasco

1 comentário:

  1. Meu caro Sérgio, eu é que tenho que te agradecer o teres-me lançado o desafio de te poder acompanhar numa jornada que, por todas as razões e mais algumas, já ficou gravada na minha memória. Cheguei e, como dizes, também já me apetece partir. Até à próxima.

    ResponderEliminar