quinta-feira, 3 de maio de 2012

Caminho Primitivo: Dia 0 (13 de Abril, O Prólogo)


O dia 0 do Caminho começou cedo e ainda em Nisa, pelas 10h15 da manhã quando o António Delfino e o António Ramos se deslocaram de carro até à Estação de Comboios de Vila Velha de Ródão para ir buscar o 7º elemento do grupo, o Manuel Correia, que ali chegou pelas 10h50, após madrugadora viagem desde a Campanhã no Porto. Ainda durante a semana tinha decidido vir por Nisa e juntar-se a nós, penso que foi a melhor decisão tendo em contas as restantes opções!

Almoçámos tranquilamente nas 3 Marias, eu, o Delfino e o Manuel! A partir das 14h30 e tal como previamente combinado, o Zé Carlos Monteiro e o João José Temudo começaram a fazer a recolha ao domicilio, como de resto já foi aqui publicado. Não faltaram comes e bebes para o início do Caminho: uma bola de chouriço oferta do António Pimpão, um arroz à valenciana confecionado pelo João José e, claro está, o bom do tinto graças ao Rosalino Castro e ao Joaquim Figueiredo Reizinho! O cartaz gastronómico incluía ainda queijo de Nisa, presunto, chouriço e pão! Havia que fortalecer os estômagos e as mentes, pois “con pan y vino se hace el Camino”, pois então!

Foi desta forma que, após foto de grupo junto à igreja do Calvário, cerca das 15h00, partimos de Nisa para Cáceres na carrinha da INIJOVEM, a quem aproveito para agradecer, nomeadamente, à sua direção pelo apoio! Agradecimento que é extensível, obviamente, aos companheiros Zé Carlos e João José que uma vez mais nos acompanharam no prólogo de uma nova travessia pela rota jacobeia! Às 17h00 (18h00 horas em Espanha) chegámos à bonita cidade de Cáceres, que está também ela incluída numa rota para Santiago, a Via da Prata! Acertámos os relógios para a nova hora e, nas imediações da Estação de Autocarros de Cáceres, desfrutámos de um belo lanche! Começaram a cair os primeiros pingos de chuva com algum vento à mistura, ainda assim deu para comermos sem sobressaltos.

Após o repasto dirigimo-nos à Estação para confirmar o horário e a linha de partida do autocarro até Oviedo! Deixámos as mochilas nos cacifos da Estação! Tirámos uma foto final de grupo e despedimo-nos dos nossos companheiros José Carlos e João José que ainda tinham uma viagem de 150 km de regresso a Nisa. Como tínhamos muito tempo livre, pois o autocarro só partiria às 23h45, encetámos um passeio higiénico pelo magnífico centro histórico de Cáceres, património mundial! Na procura do itinerário certo para a parte antiga da cidade passámos por uma vieira que sinalizava a passagem da Via da Prata, passámos também por um albergue privado, eram os primeiros sinais que estávamos de regresso ao Caminho! Regressados ao terminal rodoviário de Cáceres, tomámos umas bebidas no bar e por volta das 22h00 jantámos calmamente junto à linha de embarque. À hora marcada (23h45) embarcámos finalmente em euro bus rumo a Oviedo! A viagem incluía oferta de auriculares, garrafa de água mineral e refeição gratuita no restaurante Maribel, situado pouco depois de Cáceres junto à estrada. 

Fotos (autoria): António Pimpão e Manuel Correia    

1 comentário:

  1. cáceres merece uma visita mais atenta, é de facto um local imponente!
    Estava a começar a viagem!

    ResponderEliminar