segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia 20 de Abril: De regresso a Santiago!

O despertador tocou madrugador às 07h00 da manhã! O autocarro para Santiago partia às 08h20! O Alexandre levantou-se algo mal tratado, fruto da noite animada em que se comemorou o culminar de 11 dias no Caminho de Santiago! Por volta das 08h00 descemos do Hotel em direcção à paragem do autocarro. O Alexandre e o Leonel foram até um café tomar algo, o Alex estava necessitado de água com gás e limão! Uma agradável surpresa logo pela manhã, apareceram os nossos amigos Jenny e Mathias para se despedirem de nós, um gesto muito bonito da parte deles. No dia seguinte regressariam também a Santiago! A nossa viagem de regresso teve inúmeras paragens e foi na prática um périplo pela "Costa da Morte". Pouco depois das 10h30 da manhã chegávamos ao terminal rodoviário de Santiago de Compostela. Comprei os bilhetes de regresso ao Porto para o dia seguinte, que o Rosalino já tinha reservado em meu nome. Mesmo antes de irmos reservar quarto, demos um salto à Catedral para o inevitável abraço ao Apostolo! Como não encontrámos as senhoras onde havíamos ficado em 2010, fomos procurar pensão perto do hotel Altair, onde o Alexandre tinha ficado dias antes com a Rosangela, para depois poder trazer as suas malas de volta que tinham ficado nessa unidade hoteleira. Conseguimos um quarto muito bem localizado nas Casas Reales (por 15 euros por noite), propriedade de Elena García, perto da Catedral, a meio caminho do terminal rodoviário e muito perto também do hotel onde o Alexandre tinha as suas malas. Almoçámos ali perto num pequeno restaurante com comida caseira, sopa de feijão com carne e bacalhau de molho com batatas. Logo após o repasto ajudamos o Alexandre a trazer as suas malas do hotel Altair até ao nosso quarto. Começaram a cair alguns pingos de chuva. Ficámos um pouco no quarto a descansar, até porque começou a chover com mais intensidade. Mais à tarde e ainda com alguma chuva pelo meio, lá fomos dar o nosso passeio turístico pela zona antiga da cidade para comprar os "regalos" para a família! O Alexandre e o Leonel compraram guarda-chuvas numa loja de chineses. O Alexandre telefonou para a família e após termos feito as compras, fomos até um bar beber "canhas" fazendo tempo até às 20h00, para irmos partilhar o nosso último menu do peregrino juntos, no Manolo, casa que nos sugeriu a Elena! Depois do jantar demos o nosso derradeiro passeio nocturno pela Praça do Obradoiro, agora bem mais sossegada, um último olhar à Catedral! Terminámos a noite no bar Guiness, assistindo ao jogo de futebol (final da Taça do Rei) entre o Real Madrid e o Barcelona! Mais tarde ficámos a saber que os nossos companheiros (que por esta altura já estavam em Nisa...) tinham também ficado no mesmo quarto que nós! De facto há coincidências incríveis!