segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Diário do Caminho: 18º Dia, 6 de Maio, Astorga – Foncebadón

Quero dizer claramente que esta etapa foi das que mais me encheu as medidas: muito trilho de bosque até Rabanal del Camino e um espectacular trilho de montanha desde Rabanal até uma das mais míticas aldeias de todo o caminho Francês: Foncebadón! A única aldeia do Caminho que chegou a estar totalmente desabitada. Há 200 anos tinha 200 habitantes. Hoje tem 2 habitantes fixos e graças aos peregrinos tem 2 restaurantes, 1 alojamento rural e 3 albergues! Voltando ao princípio, partimos de Astorga às 07h00 da manhã com 25,4 km para percorrer até Foncebadón. Desde os Pirenéus que não apanhávamos etapas de montanha, hoje iríamos “matar saudades”: saída de Astorga a uma cota de 870 metros de altitude para culminar em Foncebadón a 1440 metros, com um desnível acumulado de 570 metros em 25 km de distância, portanto, subidas suaves, nada agressivas! “Desayunamos” no conhecido bar do Caminho “O Cowboy” em El Ganso, tínhamos bocadillos de queijo e chouriço feitos de véspera, bebi vinho tinto e o Delfino bebeu canhas. O simpático e bem-falante proprietário do “Cowboy” tirou-nos umas fotos para a posteridade! A seguir a Rabanal, já na subida para Foncebadón, bebemos da fresquíssima água da Fonte do Peregrino e reabastecemos os cantis. Chegámos às 13h15, tirámos também algumas fotos junto à placa com o nome da aldeia e junto à mítica Cruz de Foncebadón. Ficámos alojados no albergue paroquial, que só abria às 14h00 mas que, graças à boa vontade do seu hospitaleiro, de nome José Ramón, abriu mais cedo, por volta das 13h30. Podíamos comer e “desayunar” no albergue desde que colaborássemos na preparação das refeições. Este albergue também aceita donativo. O Castro, o Pimpão e o Luís tiveram que esperar um pouco mais à porta do albergue, pois chegaram mais cedo, por volta das 12h30. A partir das 13h30 lá nos fomos instalando, tomámos banho, lavámos roupa e descansámos um pouco. Hoje foi também um dia em que avistámos imensos peregrinos, talvez por Astorga ser também ponto de partida do Caminho Francês. Durante a tarde, bebemos umas “canhas” no bar do albergue “Convento”, na companhia do André e do Luís. Não vimos o António e em relação ao Javi já há alguns dias que não tínhamos noticiais suas. Espero que o Alexandre tenha resolvido o compromisso que o levou a adiantar-se no Caminho! Jantámos cedo. O Delfino ajudou na confecção do jantar, eu ajudei a servir a comida, o André e o Pimpão lavaram a loiça! A ementa foi sopa de lentilhas com chouriço, esparguete com molho de tomate e fruta, tudo muito bom! Bebemos também café no albergue! Antes do jantar partilhámos um momento de reflexão entre todos, em que cada um se apresentou aos demais, falou das suas motivações para o Caminho, o hospitaleiro leu também um poema muito bonito e que vinha muito a propósito da nossa aventura na rota jacobeia! Após a janta demos um passeio por Foncebadón, tirámos mais algumas fotos e contemplámos a idílica paisagem circundante da aldeia! O quarto do albergue era muito frio e sem aquecimento, pelo que tivemos que reforçar o saco cama com mais algumas mantas!

Texto: Sérgio Cebola

Fotos: António Delfino
1, 2 – Entre Astorga e El Ganso
3, 4, 5 – Bar “O Cowboy” em El Ganso
6 – Fonte do Peregrino (Rabanal del Camino)
7 – Outra fonte, a caminho de Foncebadón
8 - Foncebadón
9- A Cruz de Foncebadón
10 – Cavalos em Foncebadón
11, 12 – No bar do albergue “Convento”
13 – O jantar no albergue paroquial
14 – A Capela (ao lado ao albergue)