terça-feira, 18 de maio de 2010

Santiago - Muxia - 4ª Etapa: Fisterra - Muxía


Brasão de Fisterra

Brasão de Muxía

30º e último dia da Aventura! A Etapa tem início em Fisterra, dirigindo-se para San Martiño de Duio. De acordo com a tradição medieval, "Dugium" é o local onde viveu San Martiño, Legado de Roma, e onde os discípulos do Apóstolo se dirigiram para obter autorização para sepultar as relíquias so Santo em terras de Compostela. Daqui prossegue-se para a Punta do Rostro e daí para Lires.

Desde Lires, o Camiño ascende até ao Alto de As Aférroas, com vista sobre vasta extensão de costa. Desce depois, passando por Xurarantes, até à Praia de Lourido, rumo à vila de Muxía. O destino da Etapa, e ponto final do Camiño está no Santuária da Virgem da Barca, de forte tradição jacobeia, e nas "pedras santas" em seu redor, às quais se atribuem propriedades curativas. 

Conta a tradição que a Virgem chegou a Muxía num navio de pedra, que hoje é o Santuário da Barca, para dar ânimo ao Apóstolo na sua pregação pelo noroeste da Península Ibérica. As "pedras santas" ao redor do Santuário seriam vestígios da barca em que a Virgem chegou.


Perfil da 4ª Etapa (clique para ampliar)


Partida: Cabo Fisterra (42º 52' 56,64''N 9º 16' 19,19''W)
Chegada: Muxía - Santuário (43º 06' 43,62''N 9º 13' 09,51''W)
Cota de saída: 123m
Cota de chegada: 13m
Cota mais elevada: 245m (Alto de As Aférroas)


 
Hermedesuxo de Abaixo


Lires: Igrexa Parroquial

Frixe: Igrexa de Santa Leocadia

Praia de Lourido: ao fundo Muxía

Farol de Muxía

Muxía: Igrexa da Virxen da Barca

Muxía: uma das "pedras santas" -
A Barca da Virxen

Muxía: o fim do Camiño
.
.
texto/infografia: jc
.
.
fotos daqui:

6 comentários:

  1. E 31 dias depois de terem partido, eis que todas as etapas do vosso caminho estão concluidas.
    Grandes peregrinos e grandes aventureiros!
    Para nós foi um prazer acompanhar-vos (à distancia) nesta aventura.
    Aproveitem bem o tempo que vos resta por terras espanholas e tenham uma boa viagem de regresso.

    Um beijinho e um abraço
    Lisa e Mário Rui

    ResponderEliminar
  2. Olá Pimpão!
    Olá a todos!

    Pimpão!
    Pensava eu, quando recebi a tua mensagem de sexta-feira, que a aventura acabava naquele dia!

    Hoje ao ler os ultimos relatos(de Santiago até ao dia de hoje) cresceu-me um sorriso nos lábios e durante estes minutos de leitura imaginei-me a fazer o percurso com vocês!

    Parabéns a todos e como tu agradeces neste último post o apoio, eu por meu lado agradeço a partilha desta vossa aventura!

    Abraço e até breve

    ResponderEliminar
  3. dei com este blog por mero acaso e quase todos os dias vinha ver se já havia novidades.Espero que o regresso a Nisa vos corra tão bem como o caminho de Santiago,tomara eu ter essa coragem.Obrigado por terem partilhado com tantos a vossa aventura,bem hajam.

    ResponderEliminar
  4. buenas noches querido amigo compruebo lo que me he perdido en estas ultimas etapas del camino, que sin duda hare la proxima vez, ahora estoy estudiando la realizacion del camino portugues con la amiga que te comente, eva.
    me han aceptado en el curso de lengua inglesa, he conseguido con tiempo justo entrar en la convocatoria y me han guardado la plaza. conoceros y compartir el camino con vosotros ha sido una de las expereiencias mas enriquecedoras de estos ultimos años. me alegra poder decir que tengo la suerte de teneros como amigos. sois buena gente, sin duda.

    hasta siempre, luis

    ResponderEliminar
  5. ola a todos un primeiro lugar quero felicitar a todos foi muito difecil mas la chegarem onde voçes queriam por essas terras espanholas hoje descanço amanhà para nisa tenho pena de nao poder la estar a voça espera espesialmento un grande beijinho para o delfino atè breve beijinhos tanbèm para todos etanbèm para o sergio un beijinho boa viagem atè nisa Margarida delfino

    ResponderEliminar
  6. Hoje, dia 21 de Maio de 2010, estou ja em Nisa junto da minha familia, ja vi a maior parte das pessoas que queria ver, estou ainda a digerir isto tudo e queria de qualquer forma terminar o relato da ultima etapa do caminho.
    Ultima Etapa: Finisterra Muxia
    Ontem a noite depois de comermos uma bela masriscada, tivemos a cumplicidade do dono do hotel onde ficamos, que teve o gestop amavel de nos transportar de carro ao farol, onde contemplamos o por do sol em Finisterra por volta das dez da noite...
    Meus amigos foi das mais belas visões, não do caminho mas de toda a minha existência.
    Sou tentado a dizer que fazer o caminho e não ir depois ver este por do sol, seja de carro ou a pé poderá ser comparado a ir a Roma e nao ver o Papa...
    Assim, hoje de manha cumprimos pela ultima vez os rituais do costume,saimos a hora do costume e tirando uns contratempos logo a saida por falta de sinalizaçao, depressa encarreiramos e começamos a percorrer os ultimos quilometros do nosso caminho.
    Fomos sempre junto à Costa da Morte, passando por praias e lugares paradisiacos...
    Apos a nossa primeira paragem para o nosso pequeno almoço, tivemos que tirar as botinhas e passar um rio a vau com agua por cima dos joelhos em equilibrio por cima de umas pedras.
    Após um percurso a subir e a descer, chegamos ao final da nossa etapa em Muxia.
    Um paraiso junto ao mar com a Srª da Barca,junto ao mar na base do Monte Corpino, onde o por do sol visto do seu cume e deslumbfrante.
    Depois de uma saladinha e um copito de sumo no terraço do Albergue de Muxia e do habitual recolher as dez da noite, acabou essa nossa epopeia de mais de 900 Km.

    ResponderEliminar