sábado, 22 de maio de 2010

Fisterra - Muxía: o relato (António Pimpão)



Hoje, dia 21 de Maio de 2010, estou já em Nisa junto da minha família, já vi a maior parte das pessoas que queria ver. Estou ainda a digerir isto tudo e queria, de qualquer forma, terminar o relato da ultima etapa do Caminho.


Ontem à noite, depois de comermos uma bela mariscada, tivemos a cumplicidade do dono do hotel onde ficamos, que teve o gesto amável de nos transportar de carro ao farol, onde contemplamos o pô do sol em Finisterra, por volta das dez da noite...

Meus amigos, foi das mais belas visões, não do Caminho, mas de toda a minha existência. Sou tentado a dizer que fazer o Caminho e não ir depois ver este pôr do sol, seja de carro ou a pé, poderá ser comparado a ir a Roma e não ver o Papa...

Assim, hoje de manhã cumprimos pela ultima vez os rituais do costume: saímos a hora do costume e tirando uns contratempos logo à saída, por falta de sinalização, depressa encarreiramos e começamos a percorrer os últimos quilómetros do nosso Caminho.

Fomos sempre junto à Costa da Morte, passando por praias e lugares paradisíacos...

Após a nossa primeira paragem para o pequeno almoço, tivemos que tirar as botinhas e passar um rio a vau, com água por cima dos joelhos, em equilíbrio por cima de umas pedras.

Após um percurso a subir e a descer, chegamos ao final da nossa etapa em Muxia, um paraíso junto ao mar com, a Srª da Barca, junto ao mar na base do Monte Corpiño, onde o pôr do sol visto do cume é deslumbrante.

Depois de uma saladinha e um copito de sumo no terraço do Albergue de Muxia, e do habitual recolher às dez da noite, acabou essa nossa epopeia de mais de 900 Km.

António Pimpão

Sem comentários:

Enviar um comentário