domingo, 16 de maio de 2010

Santiago - Muxia - 1ª Etapa: Santiago - A Negreira

Brasão de Santiago de Compostela
Brasão de Negreira


27º dia da Aventura! A primeira Etapa a realizar entre Santiago de Compostela e Muxia, na "Costa da Morte", permite desfrutar o encanto da Galicia rural. Campos cultivados, espigueiros e gado, ornamentam um percurso sem grandes dificuldades.

Saindo de Santiago, pela Ponte Sarela, sobre o rio do mesmo nome, segue-se em direcção a Sarela de Baixo, de onde se contemplam pela última vez as torres da Catedral. Continua-se visitando Moas de Baixo, Carballal, Quintáns, Ventosa e Lombao. Chega-se a Aguapesada, cuja ponte medieval foi restaurada. Seguem depois os Peregrinos em percurso ascendente, que os leva a Castiñeiro do Lobo, para de seguida se descer até Susavila do Carballo, Trasmonte, Reino e Burgueiros.

A povoação seguinte é Pontemaceira, cujo núcleo histórico e monumental surpreende, e mais ainda a sua ponte gótica de três arcos, construída em finais do Séc. XIV. A ponte serve de miradouro sobre os moinhos de Tambre e a Capela de San Brais. Caminhando pela encosta de Chancela de Baixo contempla-se a Barragem de Barrié de la Maza e chega-se a Negreira, depois de percorridos cerca de 22 quilómetros.


Perfil da 1ª Etapa (clique para ampliar)

Partida: Santiago de Compostela - Catedral (42º 52' 49,62''N 8º 32'46,47''W)
Chegada: A Negreira (42º 54' 37,64''N 8º 44' 06,95''W)
Cota de saída: 258m
Cota de chegada: 160m
Cota mais elevada: 283m (Alto do Mar)


Ponte sobre o rio Sarela

Aguapesada: ponte medieval (estilo românico)

Pontemaceira: ponte medieval (estilo gótico)

A Negreira: Pazo de Cotón
.
.
texto/infografia: jc
.
.
fonte bibliográfica: http://www.wikipedia.com
.
fotos daqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário