segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O 4º Elemento do “nosso” Caminho Francês

Ao nosso trio de ataque, passe a publicidade ao programa desportivo da RTPN, ir-se-á juntar em Saint-Jean-Pied-de-Port, um 4º elemento a quem lancei o repto em Agosto do ano passado, o António Delfino! Um nisense cujas circunstâncias de vida o tornaram, desde há muito tempo a esta parte, emigrante em França, em Joués-Les-Tours, no coração do Indre-et-Loire e que, muitos anos mais tarde, por outros acasos de vida se viria a tornar meu cunhado. Sabedor das nossas aventuras pelo Caminho de Santiago, ficou, como muito bem diz o povo, com a “pulga atrás da orelha” quando lhe confidenciei o que estávamos a planear fazer em 2010. Contei-lhe como tinha sido a nossa experiência no Caminho Português do Interior em 2007 e como esta nos tinha motivado para, pouco tempo depois, começarmos logo a conjecturar a realização do Caminho Real Francês! É claro que em pouco tempo o amigo António Delfino passou de curioso a entusiasmado até que, em vésperas de partir para o “país dos outros”, me disse sem mais delongas nem rodeios que se iria preparar para fazer o Caminho Francês connosco! Fiquei contente pela sua decisão e dela dei conhecimento ao Castro e ao Pimpão que também partilharam da minha alegria, pois seria mais um companheiro de jornada! Mas confesso que também fiquei com algumas reservas, pois se para nós já seria um desafio arrojado, para o amigo Delfino seria verdadeiramente épico! Teria pouco mais de 7 meses para se preparar, acima de tudo fisicamente, uma vez que não tinha experiência de caminheiro ou de randonneur, como se diz em francês! Se é certo e sabido que o “nosso” Caminho começa no momento em que tomamos a decisão de o trilhar, posso afiançar-vos que O do amigo Delfino começou naquela tarde tórrida do dia 26 de Agosto de 2009, no nº 28 da Rua dos Combatentes da Grande Guerra em Nisa! E de certeza que O acompanhou no dia seguinte na sua longa viagem até ao Indre-et-Loire! E não mais deixou o Caminho, pois sei, através das conversas que temos partilhado no ciberespaço, que o Lac des Bretonniers em Joués tem sido o seu campo de treino desde Setembro do ano passado, onde tem vindo a intensificar a sua preparação física e sei também que se tem informado bastante sobre o Caminho Francês, quer através da Internet, quer através de livros, tendo comprado aliás um muito bom, segundo me confidenciou. Sei ainda que as suas filhas, as minhas sobrinhas Sónia e Sylvie até lhe compraram um bastão articulado, daqueles em alumínio, bastante útil para o Caminho! Portanto, se hoje escrevo este post no blogue, faço-o, porque há poucas horas quando conversávamos no msg, o António Delfino me disse e passo a citá-lo: “Contem comigo para o Caminho!” e eu daqui lhe respondo, bem-haja, amigo António, bem-vindo ao “nosso” Caminho Francês para Campus Stellae!

Texto: Sérgio Cebola

Foto: António Delfino

3 comentários:

  1. É com extrema satisfaçãpo que constato que iremos ter o previlégio de contar com a tua companhia.
    Sê bem-vindo a este trio que agora se tornará num quarteto, tipo mosqueteiros.
    Um abraço

    António Pimpão

    ResponderEliminar
  2. Trés bien écrit sergio ;-)
    Une belle aventure en perspective vous attendent à tous les quatres!bravo pour votre courage et pour sur ,un vent de liberté sifflera plusieur fois sur vos tetes.
    sonia delfino

    ResponderEliminar
  3. Faço votos para que, entre outras coisas, a nossa aventura pelo Caminho Francês se traduza num momento único e previligiado de reflexão, partilha e encontro connosco mesmos! Penso que tudo faremos para que assim seja!

    Sérgio Cebola

    ResponderEliminar