quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Caminho Português da Costa: 02-10 - Puerto de Mougás - A Ramallosa

O despertar foi às 07h00, com direito a pequeno-almoço no albergue! Retomámos o Caminho da Costa muito perto das 08h00 da manhã, quando o dia começou a querer clarear! Após o Cabo Silleiro o Caminho ocorre junto a um enorme maciço rochoso, numa zona de bosque muito bonita, por caminho muito antigo onde ainda se podia ver as marcas na rocha deixadas pelas carretas de bois que por ali haviam passado anos a fio! Após algum sobe&desce ("rompe piernas" como dizem "nuestros hermanos"), foi sempre a descer até à cidade de Baiona, onde chegámos pelas 10h15! O Caminho passa pela periferia da cidade, pelo que tivemos que descer ao centro para procurar uma farmácia, pois precisava de comprar os medicamentos. Uma senhora já nos havia indicado uma que ficava perto do Caminho! Após esta breve paragem retomámos a caminhada com a intenção de parar ainda antes de A Ramallosa para comer alguma coisa, o que na verdade só veio a acontecer no nosso destino final da jornada, que também foi bastante curta, à semelhança do dia anterior! Atravessámos a bonita e muito antiga ponte de A Ramallosa, já no concelho de Nigrán! Deixámos as mochilas no albergue de peregrinos "Paço de Pias" e fomos almoçar ao restaurante Antípodas que tinha menu do peregrino e carimbo! A etapa tinha tido cerca de 19 km, chegámos pouco depois do meio-dia, mesmo a horas de reconfortar os estômagos, pois desde o pequeno-almoço em Mougás que não metíamos nada na barriga! A tarde foi ocupada com o banho, com as habituais lides "domésticas" e, no meu caso particular, com o tratamento das picadas! Houve também tempo para uma sesta retemperadora!  O albergue era excelente, aliás era um hotel com preço de albergue (10 euros), quartos para 2 pessoas, muito sossegado e muito tranquilo! Durante a tarde chegou também um casal de peregrinos, mas não consegui saber a nacionalidade. Por volta das 19h30 fomos dar uma volta pel'A Ramallosa, visitámos a igreja e a zona ribeirinha, banhada pelo rio Miñor. Descobrimos um restaurante que vendia frango da guia mas estava encerrado, pelo que nos decidimos por uns pratos combinados com salada mista e "canhas" no bar A Ponte Romana (que já tínhamos visitado de tarde), o dono era bastante simpático e amigo do peregrino, à saída ainda nos ofereceu uns bolos para o "desayuno"! Após o repasto recolhi ao albergue e o António Ramos foi ainda comprar leite acompanharmos com os bolos na manhã seguinte.