domingo, 26 de outubro de 2014

Caminho Português Central (pela variante do Salnês): 06-10 - Pontevedra/Armenteira

Depois de deixarmos Pontevedra, às 08h00 da manhã, foram cerca de 3 km até apanharmos a Variante Espiritual do Caminho Português (Caminho de Pontevedra ao Salnês), e com a nossa entrada na variante chegou também a chuva e para ficar! Parámos de imediato para proteger o corpo e as mochilas! De inicio algo tímida, as gotas de água foram ganhando consistência à medida que progredíamos no terreno! Lembrei-me logo do Caminho Primitivo! Chegamos ao Mosteiro do Poio e parámos para nos abrigar um pouco da chuva, que nesta altura já não fazia que caia, tombava em bátegas fortes, apesar de não haver vento e da temperatura se manter amena! Fizemos uma pausa higiénica, carimbámos a credencial e pedimos algumas informações ao funcionário de serviço! Retomámos a jornada que se avizinhava pouco meiga por culpa da chuvada, pedi algumas informações num bar a seguir ao Mosteiro. Algum tempo depois, talvez 1h30 mais tarde, atravessámos a Praia de Pádron e a bonita localidade ribeirinha de Combarro, pena o tempo não ajudar, porque teríamos ficado um pouco mais e tirado muitas fotos! Ainda assim fizemos o que foi possível! A parte final do percurso (cerca de 7 km sempre a subir) para além de não ter serviços de apoio, ocorreu sempre pelo monte, sem locais onde nos pudéssemos abrigar, excepção feita a uma solitária paragem de autocarro, no meio de nenhures, onde parámos para sacudir a água, descansar um pouco e comer alguma coisa! Já perto das 2 horas da tarde começámos finalmente a descer, o que para nós foi um prenúncio de que estávamos perto do fim da etapa e por conseguinte perto de Armenteira! E assim foi, descemos por um trilho algo escorregadio, com algumas ameaças de queda, que no caso do António Carrasco foi mesmo a valer, ainda que nada de grave! Passei o meu bastão à Ivone e disse ao Carrasco que usasse o dele, o trilho e a muita lama escorregadia assim o exigia! Às 14h00 chegámos ao albergue de Armenteira (6,00 euros) às 14h00, que ficou por nossa conta! Após o "check in" e o banho retemperador, ligámos o aquecimento e um aquecedor para enxugar a roupa! Com as botas utilizámos o truque dos jornais que, a pouco e pouco, vão absorvendo a humidade! Depois fizemos uma refeição ligeira com o tudo o que tínhamos nas mochilas: pão, queijo, presunto, frutos secos, ovos moles, água e chá (que havia no albergue), nada mau mesmo! Para não irmos os 4 ao centro de Armenteira, até porque o Carrasco queria dar descanso ao pé que tinha torcido e a Ivone também preferiu ficar no albergue, eu e o António Ramos fomos em busca de mantimentos para o jantar e para o pequeno-almoço! Fomos ao restaurante que já viramos à entrada da povoação, perto do Mosteiro! Partilhámos uma tortilha e umas "canhas" e levámos 4 bocadillos, 1 tortilha, pão, vinho, donuts e um pouco de gelo, não fosse necessário para o amigo Carrasco! Por sorte não apanhámos chuva no nosso trajecto! Não faltou a habitual sesta retemperadora! Mais tarde desfrutámos do nosso jantar partilhado por entre uma amena cavaqueira, vantagens de termos o albergue só para nós, um espaço novo e com excelentes condições! Fomos dormir pouco depois das 22h00 com a esperança que o S. Pedro fizesse as pazes com o Santiago e nos desse algumas tréguas! Desta etapa fica o registo de 24 km, em que a média baixou um pouco, fruto da muita chuva e também do desnível acumulado!