quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Caminho Central: 09-10 - Teo/Santiago de Compostela

Partimos do albergue de Teo às 08h00, ainda o dia não nascera, 15 minutos depois a luz natural começou a surgir, a chuva continuava a ameaçar no horizonte, ainda que a temperatura estivesse amena! Em Milladoiro parámos para tomar o pequeno-almoço no bar da Biblioteca/Centro Cultural, aproveitámos também para colocar o carimbo. Chegámos à Praça do Obradoiro às 11h15 debaixo de forte chuvada e com 14,2 km nos pés! Chuva abençoada, emoções renovadas! Fica o registo de um Caminho pleno de emoções e de sentimentos! A foto da chegada foi tirada com dificuldade acrescida em virtude da forte tormenta! Após passagem pela Oficina do Peregrino fomos almoçar ao meu já velho conhecido café Cepa, em jeito de despedida do amigo António Ramos que partiria ainda no final do dia para o Porto, onde dormiria em casa do seu amigo Lázaro, para no dia seguinte viajar para Nisa (onde tinha um compromisso no sábado). Quanto ao resto do grupo, o Carrasco ficou numa pensão na Rua das Galeras (onde já fizera reserva). Eu e a Ivone, fiéis ao nosso orçamento peregrino, ficá-mo-nos pelo albergue "Estrella de Santiago" (o mesmo onde ficara em Outubro de 2013, vindo do Caminho Inglês), 24 euros por três noites (2 euros mais barato por noite, que em relação a 2013). Fica muito bem situado, a meio caminho entre a Estação de Autocarros e a Porta do Caminho! Após o "check in" e o já habitual ritual das lides "domésticas", descansámos um pouco. Notei que me reapareceram algumas borbulhas e comecei a pensar se o saco-cama não estaria mesmo infestado, pelo que decidi não utilizá-lo mais, até ser lavado em condições! Marcámos encontro com o Carrasco na Praça do Obradoiro às 17h30, fizemos um périplo pelas lojas de "recuerdos", fui a uma farmácia aviar a 2ª receita que me tinha sido prescrita em Vigo, o amigo Carrasco aproveitou para comprar uma pomada anti-inflamatória para o pé! Fomos até ao Bar Dakar tomar uma bebida (onde tiramos uma foto que o Carrasco enviou para o amigo António Moroso, tal como lhe havia prometido). Depois de assistirmos à missa do peregrino, pouco depois das 20h00, e após termos percorrido a Rua do Franco, em busca de um local com boa uma relação preço/ menu, optámos pelo nº 48 que por 8 euros servia um menu bastante variado e com bastantes pratos de peixe e marisco! Até aqui tudo bem o pior foi quando veio a conta, só o que custava 8 euros era o menu, o resto era tudo cobrado à parte, sem que tivéssemos tido conhecimento prévio deste (por)maior! Vigarice pegada! Não admira que não houvesse lá mais ninguém para além de nós! Pagámos mais de 18 euros cada um, o Carrasco ainda alvitrou para o repasto, mas dissemos-lhe que isso estava fora de questão, a pagar que fosse um jantar mais decente! A vingança veio com o café, provámos de todas as garrafas de xupito...eheheh...! O mais grave foi o descaramento que tiveram em levar 12 euros por cada garrafa de vinho tinto, que pouco melhor era do que uma reles zurrapa...enfim...um risco à porta nº 48 da Rua do Franco! Após bebermos outro café num bar, fomos até às arcadas do Obradoiro ouvir a divertida Tuna Académica de Santiago! Despedi-mo-nos do Carrasco e fomos até ao albergue, a Ivone ainda parou numa loja para comprar uma mochila mais pequena para levar no dia seguinte a Finisterra.