sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A Via da Prata


Breve descrição daquilo que é a “VIA DE LA PLATA” (Caminho Moçárabe para Santiago de Compostela) e do Caminho Sanabrés (variante para chegar a Santiago de Compostela):

A “Via de la Plata” é o caminho Jacobeu de maior extensão, sendo aquele em que se percorre mais quilómetros. Passa pelas províncias de Sevilha, Estremadura, Salamanca, Zamora, Ourense, Pontevedra e La Coruña, atravessando espaços naturais de grande beleza, com um rico património cultural e ecológico.
A “Via de la Plata” é uma rota de comunicação sul-norte utilizada antes da era neolítica, consolidada pelos Romanos a partir do século II A.C. com a construção de uma estrada (calçada), “Iter ab Emerita Asturicam”, que uniu Emerita Augusta (Mérida) a Emerita Asturicam (Astorga), prolongada até Italica (Santiponce) e Hispalis (Sevilla), e utilizada como estrada militar, cruzando o oeste da Península Ibérica, do sul ao norte e atravessando as bacias dos rios Tejo, Douro e Minho.

Foi aproveitada posteriormente por muitos povos, incluindo os árabes na sua conquista da península. Almanzor usou-a para a sua campanha pelo norte de Espanha que terminou com o saque de Santiago de Compostela. Com o avanço da Reconquista começa a ser usada como via de peregrinação dos cristãos moçárabes do Al-andaluz. Finalmente foi usada pelos pastores transumantes de Leão e de Sória para passar o inverno na Extremadura e na Andaluzia.

O Caminho de Santiago pela “Via de la Plata”, nasce em Sevilla e finaliza em Astorga, onde enlaça com o Caminho Francês. Existe uma variante, denominada “Camino Sanabrés”, que atravessa as terras de Sanabria, desviando-se da “Vía de la Plata” em Granja de Moreruela, uma pequena localidade castelhana a norte de Zamora, entrando na Galiza pela provincia de Ourense até A Gudiña, onde se desvia em dois ramais, um até Laza e o outro até Verin.

O desvio até Laza é mais curto, o desvio até Verin, é mais extenso e enlaça em Verin con o Caminho Português do Interior que provém de Chaves. Ambos os ramais se unem na localidade de Pereiros para não mais se separarem, podemos considerá-lo como caminho único até Santiago de Compostela.
Actualmente, a “Via de la Plata” é uma das principais vias de comunicação do ocidente espanhol, este caminho sendo pouco transitado é extremamente solitário, não só por ser pouco utilizado, mas também porque as distâncias entre localidades são por vezes de muitos quilómetros. Ganha, no entanto, com a beleza natural das suas paisagens.

Texto: António Pimpão
Fontes desta publicação:

http://viadaprata2011.blogspot.pt/2011/04/um-caminho-com-3000-anos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário