domingo, 6 de junho de 2010

O Diário do Caminho : 10º Dia, 28 de Abril, Atapuerca – Tardajos










Uma vez mais assistimos a um magnífico nascer do sol a caminho do Alto de Atapuerca, foi de cortar a respiração tal a sua beleza. Seriam 07h00 da manhã quando se registou esta verdadeira maravilha da natureza. Já no Alto de Atapuerca pudemos a contemplar a enorme cruz de madeira que assinala este local, assim como, as coreografias em pedra que os peregrinos que por ali passam vão construindo, não só como forma de assinalarem a sua passagem, mas também um tributo à verdadeira magia deste Caminho! A imensa cidade de Burgos encheu quase por completo a etapa de hoje. Lá chegámos por volta das 11h00 e por lá nos “perdemos” durante cerca de 2 horas entre a habitual paragem para reabastecer, as habituais fotos nos locais de culto, dos quais destaco, obviamente, a verdadeira obra de arte que é a Catedral de Burgos! Este espaço mereceu, de facto, uma visita um pouco mais prolongada! Aqui reencontrámos os nossos companheiros, que antes já tinham estado na outra Catedral da cidade: a da cerveja San Miguel! E segundo nos confidenciaram, não deram o tempo por mal empregue! O Delfino apresentou-se hoje muito melhor fisicamente, voltou a caminhar com as sandálias! Muito calor neste dia, às 16h00 chegámos a Tardajos, mais um dia sem internet que permitisse enviar algumas fotos. O albergue era dos (poucos) que não tinha taxa fixa, aceitava donativo. Uma vez mais foram cumpridos todos os habituais rituais pós-caminhada, incluindo a visita à “tienda” para comprar víveres para o “desayuno” do dia seguinte. O Alexandre e o Luís continuam connosco e o Javi aguarda por nós em Hornillos Del Camino.

Texto: Sérgio Cebola

Fotos: 1 a 5 e 8 a 10 (António Delfino), fotos 6 e 7 (António Pimpão)

1 – O nascer do sol, a caminho do Alto de Atapuerca

2 – Cruz de Madeira (Alto de Atapuerca)

3 – Coreografias com pedras feitas pelos peregrinos

4 – Burgos

5 – Catedral de Burgos

6 – O grupo junto à Catedral

7 – A “outra” Catedral: a da cerveja San Miguel

8 – Catedral de Burgos

9, 10 – A chegada a Tardajos

2 comentários:

  1. Queridos amigos/irmãos de Portugal – Nisa

    Já é de cortar o coração de saudades!!! Quantas histórias e quantos km rodados hein? Adorei as fotos publicadas (ainda não as tinha visto). Espero que vocês e familiares estejam bem.
    Um forte abraço a todos vocês e também àqueles que seguem o Blog.
    Carinho e saudades,
    Alexandre

    ResponderEliminar
  2. Olá, Amigo Alexandre (Alexander, The Great!)

    É bom voltar a ter noticiais suas, também já tivemos noticias da Cris, do João José, da Maria Zélia e também do José Alencar. Quantos Amigos do Caminho! Muitas saudades é verdade! Posso lhe dizer que que vou matando algumas saudades, à medida que vou transcrevendo o meu diário para o blogue, é como se estivesse revivendo, revisitando cada minuto do Caminho!

    Um grande abraço para você Companheiro de tanta jornada!
    Sérgio Cebola

    ResponderEliminar